Fonoaudiologia e Escrita : Oficina da Linguagem Escrita: espaço de desenvolvimento

              A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a Linguagem. Podemos definir linguagem como a ‘expressão do pensamento', é através dela que podemos comunicar ao mundo nossos sentimentos, idéias ou conhecimentos. Ela pode ser oral (fala), gráfica (leitura e escrita) e ainda gestual. Todo processo de ensino e aprendizagem só se torna possível através da linguagem, desta forma, o fonoaudiólogo pode desenvolver ações que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

            A demanda das "chamadas" dificuldades de aprendizagem vêm crescendo consideravelmente, um número muito elevado de crianças tem experimentado situações de fracasso escolar em razão das dificuldades para aprender a ler e a escrever, bem como para dominar a ortografia.

            Frente a esta realidade, o Setor de Fonoaudiologia do Município de Rio dos Cedros, em conjunto com o Centro de Atendimento Integrado à Família, desenvolveu um projeto denominado "Oficina da Linguagem Escrita: espaço de desenvolvimento", com o objetivo de formar grupos terapêuticos fonoaudiológicos voltados para crianças com dificuldades para se alfabetizar ou com distúrbios na leitura e escrita.

            O projeto já foi iniciado com a formação de um grupo terapêutico denominado "Dominando o Mundo da Escrita", formado por 3 participantes com idade de 10 e 11 anos, que apresentam em comum, trocas na escrita e dificuldades com regras da ortografia. Os encontros quinzenais são coordenados pela fonoaudióloga Nadia Giovanella.

            Na oficina é trabalhado o desenvolvimento da linguagem escrita, do ponto de vista da aquisição de uma nova forma de linguagem, e sua ligação com a linguagem oral. São criadas e planejadas situações de uso da leitura e escrita de modo a evidenciar todas as suas funções sociais, desenvolvendo situações que levem a uma real busca de compreensão de textos e uma postura reflexiva, e ao aprimoramento das habilidades narrativas.

            Esse trabalho, porém, deve ser realizado de maneira prazerosa, valorizando a experiência de cada criança. E o trabalho em grupo possibilita o compartilhamento dessas experiências.