Defesa Civil Rio dos Cedros – 26/06/2014

 ALERTA: Risco de deslizamento e inundações em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Vale do Rio do Peixe. Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Mondaí (243mm), Chapecó (217mm), Joaçaba (159mm), São Miguel do Oeste (148mm), Passos Maia (103mm), Água Doce (102mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva moderada à forte nos próximos dias para a região. O nível do Rio do Peixe em Joaçaba está em cota de emergência, acima de 8m, subindo porém de forma mais lenta do que a registrada nas últimas horas. As bacias monitoradas que estão em cota de alerta são: Rio das Antas em Mondaí e Rio Chapecó em Coronel Passos Maia.

OBSERVAÇÃO: Pancadas de chuva com descargas elétricas nas próximas 3 horas na região Oeste de SC (09:21).

AVISO METEOROLÓGICO I: Nesta quinta-feira o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e especialmente a partir da noite na Grande Florianópolis.Entre sexta-feira e sábado a chuva forte e persistente atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Devido à formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral de SC há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.Nos próximos dias, o acumulado de chuva mais uma vez vai superar facilmente o esperado para junho, podendo ocorrer pontuais de 200 a 300mm, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revizados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. Veja em Leia mais a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC.

AVISO METEOROLÓGICO II: A partir da próxima sexta-feira, dia 27, áreas de baixa pressão se intensificam entre o Litoral Sul de SC e norte do RS, dando origem a um ciclone extratropical.No fim da sexta-feira o vento de sul ganha força no Litoral com rajadas máximas de 80km/h a 100km/h, podendo superar estes valores no sábado e domingo, especialmente em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado a grosso, conforme escala, com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado e domingo ao sul de Itajaí e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período, com RESSACA no Litoral catarinense, principalmente ao sul de Itajaí.