Prefeito Serginho, de Indaial, é o presidente da AMMVI para 2014

Sérgio Almir dos Santos, prefeito de Indaial, foi eleito o presidente da AMMVI para o ano de 2014. A eleição foi realizada durante a 423° Assembleia Geral Ordinária na manhã desta quarta-feira (11), e foi decidida por consenso entre os prefeitos dos municípios associados à entidade.

Além do presidente, a Diretoria Executiva eleita para o próximo ano ficou composta pelo primeiro vice-presidente José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá; segundo vice-presidente Laércio Schuster Junior, prefeito de Timbó; primeiro tesoureiro Paulo Roberto Weiss, prefeito de Rodeio; e segundo tesoureiro Fernando Tomaselli, prefeito de Rio dos Cedros.

Quem deixa o cargo após um ano é o prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior. "Foi um ano muito produtivo e desafiador, pois são muitas as áreas que precisamos atuar e encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios. Além disso, fortalecemos nossa união em prol do Médio Vale", afirma Laércio Schuster, presidente até dia 31 de dezembro.

Serginho, que assume em 1° de janeiro, já integrava a diretoria executiva da AMMVI neste ano na função de tesoureiro. "Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido, promovendo a integração da região com vistas ao desenvolvimento sustentável", fala o presidente eleito. Ele explica que atuará para fortalecer a união dos municípios e continuará lutando em prol do movimento municipalista.

Conselho Fiscal

Na ocasião, foram eleitos ainda os membros do Conselho Fiscal da AMMVI, que também terão mandato de um ano, ficando formado por Nicanor Morro (prefeito de Apiúna), Hartwig Persuhn (prefeito de Doutor Pedrinho) e Moacir Polidoro (prefeito de Ascurra) como titulares. Já os prefeitos Paulo Roberto Eccel (prefeito de Brusque), Napoleão Bernardes Neto (prefeito de Blumenau) e Pedro Celso Zuchi (prefeito de Gaspar) assumem como suplentes.

Presidente eleito

O prefeito Sérgio Almir dos Santos, mais conhecido como Serginho, nasceu em Indaial. Aos 14 anos começou a trabalhar de carteira assinada em uma empresa que fazia cadernos e serviços de tipografia. Estudou direito na Universidade de Blumenau (Furb) e iniciou na política na época da faculdade. Foi vereador em três legislaturas e venceu a disputa para prefeito em Indaial em 2009. Após quatro anos de governo, Serginho foi reeleito para prefeito, onde permanece no cargo até 2016.

Assembleia

Durante a assembleia, os prefeitos receberam a visita de promotores do Ministério Público de Santa Catarina, que apresentaram o programa Saúde Fiscal dos Municípios. A iniciativa objetiva uma parceria entre o órgão e as prefeituras para uma melhor efetividade na cobrança e fiscalização dos tributos municipais, por meio de ações pedagógicas.

Além de implementar, viabilizar e incentivar a fiscalização e cobrança dos tributos municipais, o programa visa prevenir e reprimir a sonegação fiscal no âmbito estadual e municipal. O coordenador de Centro de Apoio Operacional da Ordem Tributária do MPSC, Murilo Casemiro Mattos, enfatizou que o programa faz parte do planejamento estratégico da instituição.

Além disso, os prefeitos abordaram movimento econômico, encerramento de exercício e aprovaram o orçamento da AMMVI para o próximo ano.

Michele Prada, Ascom AMMVI.