AVALIAÇÃO NUTRICIONAL É REALIZADA COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Nos últimos anos a nossa alimentação tem sofrido várias influencias. Temos incluído na nossa mesa diversos alimentos raramente ou nunca consumidos pelos nossos antepassados. Na maioria das vezes são alimentos ricos em gorduras e açúcares e pobres em vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. O resultado disto pode ser visto nos consultórios médicos e postos de saúde. Várias pessoas, adultos e inclusive crianças, tem apresentado doenças como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, triglicerídeos elevados e obesidade. Destas doenças, somente a obesidade é visível, com o aumento do peso. As demais, raramente apresentam sintomas e quando aparecem é porque a doença já está agravada e fora de controle.

Cada vez mais preocupados com esta situação, com o bem estar e desenvolvimento saudável das crianças, a Secretaria Municipal de Educação busca sempre incentivar bons hábitos alimentares através de uma merenda balanceada e atividades de educação nutricional nas salas de aula. Além disto, o governo federal através da Resolução nº 38, de 16 de julho de 2009 e o governo estadual através da Lei nº 15.265, de 18 de agosto de 2010 estabelece que façamos a avaliação nutricional dos alunos matriculados na rede de ensino. Assim, no 1º semestre de 2011 foi realizada a avaliação antropométrica (peso e medidas) de 747 alunos do ensino infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino de Rio dos Cedros – SC.

Esta avaliação foi realizada nas Unidades Escolares pelos profissionais da Educação Física. Através dos dados coletados foi possível avaliar o estado nutricional de cada aluno e da rede municipal de ensino como um todo. Foi levado em consideração o desenvolvimento do PESO em relação à IDADE (P/I), a ESTATURA em relação à IDADE (E/I), o ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (IMC) em relação à IDADE (IMC/I) e o percentual de gordura corporal de cada aluno (a).

Dos alunos avaliados, 84,1% apresentaram Peso adequado em relação à Idade. Enquanto, 4,5% apresentaram Baixo Peso e 11,4% estavam com Sobrepeso ou Obesidade. Já a Estatura em relação à Idade apresentou 95,9% dentro dos parâmetros adequados e 4,1% com Déficit de Estatura.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) é calculado dividindo-se o Peso pela Altura ao quadrado. Assim podemos avaliar ao mesmo tempo, se o Peso e a Altura estão adequados em relação à idade. Neste caso, 81,3% dos alunos avaliados estavam com o IMC adequado em relação à Idade. Enquanto, 4,5% apresentaram Baixo Peso o que pode representar desnutrição ou problemas no desenvolvimento. E, 14,2% estavam com Sobrepeso ou Obesidade podendo apresentar no futuro co-morbidades.

Após a avaliação concluída, os pais e/ou responsáveis dos alunos envolvidos foram notificados e convidados a esclarecer quaisquer dúvidas existentes com a nutricionista do município. Um trabalho de Educação Nutricional entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Escolas e comunidade é fundamental para garantirmos a saúde das crianças. Temos que aprender a nos alimentar corretamente para podermos ensinar e dar exemplo aos nossos filhos e mantermos nossa família saudável.