Projeto “Tão Verde Quanto o Teu Olhar"

Projeto “Tão Verde Quanto o Teu Olhar"

Para marcar a importância do Dia Nacional da Árvore a Secretaria de Educação em conjunto com a Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda .Promoveu o plantio de quatrocentas mudas de árvores na área destinada à Preservação Ambiental As mudas de árvores nativas foram adquiridas pela Associação de Pais e Professores. Elas foram inseridas no Projeto Escolar “Verde Como Teu Olhar. 
Esta ação contribui nas práticas de conservação do solo. As árvores, consideradas “o pulmão do mundo”, são a melhor personificação da vida. Se plantadas em lugares estratégicos, elas podem ajudar a conter os efeitos da chuva, diferentemente do concreto e do asfalto. Além disso, oferecem sombra, flores e frutas à população. Uma cidade mais arborizada tem o ar mais fresco e a temperatura mais baixa.São muitos os benefícios das plantas, mas nem sempre as pessoas param para pensar no seu real significado.

Segundo o coordenador do projeto O diretor do Educandário: Professor Antonio A. Steilein. A Escola é uma instituição física e social direcionada ao ensino coletivo. Nela ocorrem trocas de experiências e valores visando não só a construção do conhecimento, mas também dos valores necessários a prática social diária. Temos como compromisso oferecer uma educação que compartilhe que instigue a busca do saber, orientando a prática do aprender num processo evolutivo dentro da realidade do aluno, para que ele possa ser o agente transformador.

Desenvolvemos atualmente, o projeto “Tão Verde Quanto o Teu Olhar” do qual participam alunos, professores, pais e a comunidade. Trata-se de um trabalho contínuo de conscientização ambiental. Nele os alunos fazem coleta de sementes, recebem orientações de plantio e preparo do solo, palestras, coleta e reciclagem de lixo, pesquisa e estudos sobre fauna e flora, mata ciliar e atlântica, plantio de árvores nativas e frutíferas para a recuperação da mata ciliar nos fundos da escola, transformando este espaço em área de esporte, lazer e também local de estudo. Cada aluno foi responsabilizado pelo plantio e cuidados de uma muda de árvore.

Prof. Plauto Mendes
Sec de Educação