Falecimento do Ex-combatente da FEB – ANSELMO BERTOLDI

A Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros informa aos munícipes com pesar, o falecimento do Ex-pracinha ANSELMO BERTOLDI. O Mesmo está sendo velado na Capela Maria Leier – Centro – Jaraguá do Sul . O sepultamento será amanhã dia 13/02/2013 às 10 horas no cemitério Vila Lenzi.

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, UMA HISTÓRIA QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDA

ANSELMO BERTOLDI
06/09/1919 12/02/2013

Jaraguá do Sul perde hoje mais um Herói Nacional que agora tem apenas quatro ainda vivos. O Veterano Anselmo Bertoldi contava com 93 anos e estava a frente da ANVFEB – Associação da FEB em Jaraguá do Sul como Presidente faz 13 anos. Um dos marcos de sua história, com apoio da Prefeitura Municipal, foi de promover na região, em novembro de 2010 o 22º Encontro Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, ocasião que reuniu em torno de 70 Ex-combatentes vindos de vários Estados do país, bem como celebridades internacionais. No ano seguinte, editou um livro com o tema "Um soldado desarmado", no qual cita fatos sobre sua vida e algumas passagens de sua atuação nos Campos de Operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Anselmo conta que deixou sua família aos 23 anos de idade quando residia em Rio dos Cedros para atender a convocação do Exército Brasileiro a fim de defender a Pátria no combate ante o regime nazi-fascista, conflito bélico que ardia na Europa no início dos anos 40. Havia embarcado para a guerra em 22 de setembro de 1944, no Porto do Rio de Janeiro, no navio de transporte de tropas americano USS M.C. Meigs AP-116, lotado no 3° Escalão, composto por 5.239 homens. O percurso embarcado demorou 15 dias onde somente via o céu e água. Relatava em suas palestras a escolares que na guerra havia enfrentado muitas dificuldades, destacando a temperatura abaixo de zero, o árduo trabalho de acompanhar a tropa no front para socorrer os feridos, pois tinha como função "Padioleiro", além de ver a miséria daquele povo italiano ante as hostilidades das batalhas. Em Jaraguá do Sul contribuiu muito para conduzir e memorizar a história dos Heróis Nacionais da FEB. Um de seus pedidos que revelou ao seu assessor da Associação, Sr. Ivo Kretzer que a história da FEB na região nunca fosse apagada e que confiava esse legado aos filhos dos Expedicionários. Seu pedido ficou registrado e agora o povo de Jaraguá do Sul levará na alma a saudade deste valente Pracinha da FEB. Seu sepultamento terá lugar no Mausoléu da FEB, no Cemitério Municipal da Vila Lenzi, em Jaraguá do Sul, com honras militares.

Links relacionados: