Aquisições de material Didático e implantação do PROGRAMA: BIBLIOTECA DO PROFESSOR

1. Aquisição de Microscópios

 

Com o objetivo de tornar as aulas de ciências, cada vez mais práticas, a secretaria de Educação, de Rio dos Cedros, adquiriu recentemente dois 2 Microscópios Digitais que beneficiarão cerca de 600 alunos, tornando as aulas cada vez mais didáticas, facilitando assim o entendimento dos conceitos.

 Com este microscópio alem de visualizar o micro mundo poderão ser gravadas as imagens capturadas no computador, com conexão USB e câmera digital integrada. É um aparelho de ampliação totalmente funcional que pode ser facilmente operado somente plugando-o no computador, proporcionando ampliações de até 200X. Fabricado com lâmpadas (LED) brancas e uma câmera digital adicional de 1,3 MP, este microscópio pode capturar imagens e vídeos de alta qualidade no formato AVI. 

O pacote inclui um amigável software de processamento de imagens, capa para as lentes e uma base destacável. Adicionalmente, este microscópio de última geração não necessita de baterias, recebendo energia diretamente da porta USB do computador.

A importância da implantação dos  laboratórios de ciências está nas experiências vivenciadas. "Nele poderá aborda diversos temas relacionados aos seres-vivos, física, química, corpo humano, e ainda utilizar a microscopia. Essas atividades enriquecem o trabalho do professor, propiciando a aprendizagem significativa e a melhoria da qualidade de ensino".

2. Play Ground

A Secretaria Municipal de Educação adquiriu, nesta semana, 2 Parques para crianças na faixa etária de até 10 anos  (Play Ground's,) Os brinquedos pedagógicos foram comprados após uma criteriosa seleção que levou em conta a faixa etária e o desenvolvimento de habilidades atreladas a cada idade.Estes Parques lúdicos serão entregues às escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Um até o final de Novembro e o Segundo no mês de janeiro. Estes parques vem substituir os aparelhos existentes

 

3. PROGRAMA: BIBLIOTECA DO PROFESSOR

 Objetivos:   
1 Reforçar os projetos voltados para formação e aperfeiçoamento dos professores da rede pública do ensino pré-escolar, fundamental e médio. 

2 permitir  acesso dos profissionais de educação a literatura de qualidade  e estimular a busca do conhecimento e cultura através da leitura. E assim fomentar  o processo de autogestão de  formação profissional.

Publico Alvo: Professores e Coordenadores

Justificativa: Torna-se evidente a necessidade de estimular a leitura do professor. Percebe-se também que muitos dos profissionais de educação não têm acesso a literatura de qualidade por dificuldades financeiras oriundas da não valorização salarial convivendo entre a necessidade profissional e o orçamento doméstico que muitas vezes inviabiliza a aquisição de livros , instrumento importante para o exercício de sua Profissão

            Pelo acima exposto, a Secretaria de Educação decidiu desenvolver o Programa Biblioteca do professor, onde todos os docentes da rede municipal recebam a cada bimestre, inicialmente um livro que eles escolhem de uma lista de 10. Com obras da literatura brasileira e internacional. A lista e feita por especialistas e discutida pelos membros da Secretaria de Educação. São livros que ampliam o repertório do professor e leitura prazerosa. O programa ainda possibilita a formação de círculos do professor e troca de experiências.

            Público Alvo: Professores, Diretores, Coordenadores.