Inaugurada a GALERIA DOS EX-COMBATENTES DA FEB de Rio dos Cedros

No último dia 12 de fevereiro, foi inaugurada a GALERIA DOS EX-COMBATENTES DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA – FEB junto ao prédio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, através da Lei Ordinária Municipal nº 1.663, 04 de novembro de 2010, com a finalidade de memorizar, perpetuar e honrar os feitos heróicos dos nossos conterrâneos Pracinhas da FEB, que durante a Segunda Guerra Mundial, no norte italiano, souberam com bravura, patriotismo, determinação e capacidade conquistar junto com os outros 25 mil soldados brasileiros que se aliaram aos americanos a conquistar a democracia e a liberdade pra o nosso país e ao mundo.  A cerimônia contou com a Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, regida pelo Tenente Daniel Pomerening,  que proporcionou um espetáculo a parte. Também no ato citamos os presentes: famíliares dos ex-combatentes,  IVO KRETZER – Secretário Executivo da Seção Regional da FEB de Jaraguá do Sul, o Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Dilson Dalpiaz, os homenageados Senhores EX-COMBATENTES: Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi.

No momento máximo do evento Excelentíssimo Senhor Fernando Tomaselli juntamente com os Senhores Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi  descerraram a Galeria dos Ex-combatentes da FEB, onde os mesmos ficaram emocionados  ao reverem as fotos dos companheiros. Na seqüência, foram citados os nomes dos heróis falecidos em combate: Servino Mengarda, Felício Tomasini, Alessio Venturi, Rafael Rogério Busarello e Francisco Alves de Souza; Os Heróis que voltaram da guerra, mas já falecidos: Alfredo Patrício, Anselmo Leitempergher, Mário Dallabona, Francisco Riola e Ervim Ittner; Heróis ainda vivos em nosso convívio: Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi. Enquanto o " Toque de Silêncio" era executado por um integrante do 23º BI.

Emocionados os Senhores Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi falaram sobre as lembranças duras da guerra e da alegria da recepção dos familiares ao retornarem, como também da alegria de poderem presenciar este ato inaugural, reconhecendo a importância destes heróis muitas vezes esquecidos.

Vídeo do Evento

Agradecimentos a Vitor Busarello, pelo material.