Programa Municipal de Combate ao Borrachudo

Durante os meses de março e abril de 2009 estão sendo realizadas palestras a respeito do problema do borrachudo, no município de Rio dos Cedros. A Prefeitura de Rio dos Cedros em parceria com a EPAGRI formulou o Programa Municipal de Combate ao Borrachudo e os técnicos Otavio Russo Cunha e Márcia Gomes estão visitando as comunidades apresentando o programa.

Durante as visitas são feitas apresentações com recursos audiovisuais e são esclarecidas várias duvidas a respeito do inseto, sua forma de reprodução, onde habitam e como devem ser combatidos.

Até 06 de abril deste ano, foram apresentadas 6 palestras em diferentes localidades do município, como em Rio Rosina e em Palmeiras. Alguns professores da rede pública foram capacitados (E.M. Alberto Volani) e, da mesma forma que outras escolas que ainda serão visitadas, estarão recebendo material didático para desenvolverem atividades com os alunos. Os funcionários da Serraria Panini também participaram de uma apresentação em abril e tiveram suas dúvidas sanadas quanto ao borrachudo. Da mesma forma que os professores da Alberto Volani, as Agentes de Saúde foram capacitadas e estarão transmitindo à comunidade alguns dos ensinamentos recebidos durante a palestra. Ao todo, aproximadamente 130 pessoas tiveram acesso direto e 600 pessoas acesso indireto às palestras sobre o borrachudo. Até o final de maio outras palestras deverão ser apresentadas em outras comunidades e escolas do município. A previsão é que ao menos 4000 pessoas tenham acesso às informações sobre o Programa Municipal de Controle do Borrachudo.

A intenção destas palestras é conscientizar a comunidade que o problema do borrachudo é causado pelo desequilíbrio ambiental e que para este problema ser resolvido é necessário que a comunidade mude alguns "maus hábitos", como o de jogar fezes animais e humanas em rios, sem nenhum tratamento.

Durante as palestras estão sendo marcados alguns mutirões nas comunidades atingidas pelo problema para a limpeza das margens dos rios, pois algumas vegetações rasteiras, próprias de pastos, estão crescendo demais e estão entrando nos rios. Estas vegetações servem como locais de fixação das larvas do borrachudo e a sua retirada durante a limpeza "quebra" o ciclo de reprodução do inseto.

O Programa Municipal de Controle ao Borrachudo vai se repetir anualmente e algumas ações com os alunos do sistema público auxiliarão neste controle, através da conscientização das crianças. A partir daí as ações nas comunidades se tornarão freqüentes, mantendo as margens dos rios livres de vegetação, incentivando a colocação de fossas e filtros, diminuindo a pesca predatória, entre outros.