Samu, Bombeiros e Polícia Militar trabalham integrados

Já começaram os estudos para viabilizar a integração dos sistemas de telefonia entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, Bombeiros e Polícia Militar. A expectativa é que, dentro dos próximos meses, com apenas uma ligação para o 192, 193 ou 190, qualquer um dos serviços possam ser prestados.

Ampliação no número de profissionais, recapacitação continuada e campanha estadual de divulgação também são metas para 2007. "Estamos buscando aprimorar este serviço que hoje, em nosso Estado, com toda certeza, é exemplo para o Brasil", argumenta o Secretário Regional de Blumenau, Paulo França.

Os anúncios ocorreram na tarde desta quarta-feira (28), durante reunião no gabinete do Secretário Regional de Blumenau. Este encontro é a continuidade do trabalho iniciado com profissionais da imprensa da região de Blumenau no dia 12 de fevereiro. Estiveram reunidos o Superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Roberto Hess de Souza, o Coordenador Estadual do Samu, César Nitschke, a Coordenadora Regional de Saúde, Maria Regina de Souza, e o Coordenador Macrorregional do Samu de Blumenau, Turíbio Alcalde Neto.

Durante o mês de março, todos os profissionais do Samu devem participar de capacitação continuada. Nos próximos meses, uma campanha estadual de divulgação dos serviços prestados pelo Samu será feita. No decorrer do ano, novos profissionais serão contratados para ampliar o número de atendentes nas unidades de suporte básico – USB e tratamento intensivo – UTI.

Novas 15 unidades de suporte básico e cinco UTI's moveis, também vão ser adquiridas. O Vale do Itajaí será contemplado com uma unidade de tratamento intensivo, em Balneário Camboriú. A cidade será contemplada ainda, da mesma forma que Pomerode, com uma USB. Em todo estado, atualmente, 74 ambulâncias de urgência padronizadas estão rodando.

Atendimento:

O Coordenador Estadual do Samu, César Nitschke, comenta que não é função do serviço apenas encaminhar uma ambulância. "Através de um médico regulador, o Samu busca ver a real necessidade da pessoa para dar a resposta mais apropriada. Nem sempre o apropriado é o envio de uma unidade. Muitas vezes o atendimento pode se dar pelo telefone", relata. "Não se resolve todos os problemas indo a um hospital. Aguardando duas, três horas na espera por uma consulta de cinco ou 10min, para solucionar um problema que poderia ser tratado em casa", explica.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 comemorou recentemente, 365 dias a serviço da comunidade da região de Blumenau. Em um ano de funcionamento mais de 25,5 mil atendimentos, número que não está acrescido dos trotes. Brincadeiras de mau gosto representam de 40% a 42% das ligações.

Neste primeiro aniversário, foram atendidos 18.910 quadros clínicos adulto, 2.398 clínicos pediátricos, 481 psiquiátricos, 1.163 ginecológicos e obstétricos, 661 cirúrgicos, 1.911 causas externas e traumáticas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 é um serviço de saúde, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Municípios agrupados regionalmente.

Na unidade regional do Samu, em Blumenau, o Governo do Estado faz a manutenção da Central de Regulação, das ambulâncias de suporte avançado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul; além do pagamento dos profissionais que atuam nestas unidades. As ambulâncias de unidade básica ficam sob a responsabilidade dos municípios, que recebem um repasse mensal, por unidade, de R$ 12,5 mil do Ministério da Saúde.

O que muda com o Samu?

Com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a população passa a contar com: médico 24 horas por dia à disposição no telefone para qualquer urgência; Uma central de regulação para atender às urgências do cidadão; contar com 74 ambulâncias de urgência padronizadas rodando em todo o estado, 14 na Macrorregião de Blumena; Ter UTI móveis com médicos e enfermeiros para o atendimento às urgências tanto no domicílio como na via pública; Um serviço que adicione componentes que diminuam a morbidade; Serviço que adicione o componente de saúde nos casos de catástrofes, calamidades e desastre.

Quando devo ligar?

Em casos de necessidade atendimentos clínicos: infarto, derrame, queimaduras, afogamento, pressão alta, hemorragia, choque elétrico, trabalho de parto, transferência de paciente grave, problemas respiratórios (asma, bronquite), entre outros. As perguntas, feitas pelos no momento da ligação, devem ser respondidas sempre com a maior clareza, pois fazem parte do atendimento do socorrido.

Assessoria de Comunicação/ SDR – Blumenau

MAIS INFORMAÇÕES: Na Secretaria Regional (Avenida Brasil, 371 – 4º andar – Ponta Aguda – Blumenau) pelo fone/fax (47) 3324-9000, ou na Assessoria de Comunicação. Com a gerente regional de Saúde, Maria Regina de Souza, pelo fone (47) 3324-9090 ou (47) 3324-9045. Com o coordenador médico da SAMU 192 na macrorregião do Vale do Itajaí, Turíbio Alcalde Neto, pelo fone (47) 3322-2268.

A Secretaria Regional está na internet. Para ficar por dentro de tudo o que acontece, visualizar fotos e áudios, acesse www.sc.gov.br/sdrblumenau