EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA

Na última sexta feira, dia 21 de agosto, a enfermeira Josiane Paterno, coordenadora da ESF Rio Ada esteve com os alunos da ESCOLA MUNICIPAL EXPEDICIONÁRIO SERVINO MENGARDA, do pré escolar ao 5° ano de ambos os turnos trabalhando o tema de HIGIENE PESSOAL.

O objetivo central da palestra é o de atuar educativamente na escola promovendo ações de educação em saúde e estabelecendo uma relação de diálogo e conscientização das crianças, de forma criativa e participativa em relação ao tema em questão, representando assim um benefício para toda a coletividade, pois o trabalho não se limita ao espaço físico somente da escola, uma vez que orientados, os alunos tornam-se multiplicadores e levam as informações aprendidas para suas famílias e grupos de convivência.

Seguem algumas orientações aos pais referentes ao piolho:

A prevalência de pegar piolho é maior nas crianças em idade escolar. Mas todo mundo está sujeito a pegar o pilho.

O tratamento adequado – catação manual – deve se estender até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas viáveis. O piolho não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos.

Não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.

É importante que os pais inspecionem a cabeça da criança toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas e os piolhos.

Em caso de piolho procure sua unidade de saúde para orientação e dar início ao tratamento.