TECNOLOGIA OTIMIZA PROCESSOS EM ESCOLA DE RIO DOS CEDROS
“Escola implementa sistema de controle de presença e permanência totalmente automatizado…”
Escola implementa sistema de controle de presença e permanência totalmente automatizado…
“Cumprindo estratégia do Plano Municipal de Educação – com utilização de sistemas e software livres, para melhorar processos pedagógicos.”
A partir de março de 2018 os quase 500 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedicionário Servino Mengarda passaram a experimentar uma grande novidade tecnológica e estão super entusiasmados sua nova rotina escolar.
Foi implementado um sistema para o controle de presença e permanência dos alunos totalmente automatizado. Este projeto tem por prioridade a otimização do trabalho da equipe docente bem como da secretaria da escola. Em segundos já é possível, através de relatório, verificar a quantidade de faltas no turno escolar e, por exemplo, gerar a demanda para a merenda no intuito de evitar o desperdício de alimento manipulado.
É importante lembrar que todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Associação de Pais e Professores-APP e que toda a parte de programação foi desenvolvida pelo setor de Tecnologias da Informação da Secretaria Municipal de Educação, com apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros.
Segundo o Sr. Avalcir Bona, professor e profissional do setor de Tecnologias da Informação e responsável pela criação deste sistema, logo será possível encaminhar uma mensagem aos pais através de aplicativo, informando a confirmação da entrada ou da saída de seus filhos da escola. Esse sistema também poderá gerir os empréstimos de livros na biblioteca entre outras aplicabilidades. Avalcir comenta que está satisfeito com os resultados obtidos na escola Servino Mengarda, pois vem acompanhando diariamente o resultado e pôde constatar que realmente este aparato tecnológico só tem a agregar nos projetos da escola.
O Diretor da Unidade Escolar, Sr. Carlos Augsuto Valandro, comentou das possibilidades de esse sistema integrar o plano de alimentação escolar, gerando diagnósticos de aceitabilidade ou de regeição dos estudantes por determinado cardápio e, a partir daí, verificar os motivos determinantes para que os alunos optem por consumir certos alimentos em vez de outros.
Segundo o diretor Carlos Augusto, a escola de hoje deve, impreterivelmente, aceitar o futuro como parte do presente. Nossa intenção é de expandir esse sistema para as outras unidades de ensino do município, através da Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de integrar o transporte escolar e aumentar a eficácia no controle dos usuários em cada itinerário, sendo por fim até mesmo possível eliminar o tradional passe escolar.