Avaliação de Aprendizagem- 2010
Avaliação de Aprendizagem- 2010
Alunos do 2º ano de alfabetização do primeiro ciclo de aprendizagem
Coordenação Pedagógica Graciela M.L. Travalha
Dez 2010
Critérios avaliados:
- Fase e construção da escrita da criança;
- Produção textual;
- Conceitos de maior e menor, antecessor e sucessor;
- Operações matemáticas;
- Interpretações;
Manual utilizado para caracterização da escrita da criança:
Palavras utilizadas para exemplo:
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
NÍVEL DE ESCRITA |
CARACTERIZAÇÃO |
EXEMPLOS |
|
P R É
S I L Á B I C A |
Grafismo primitivo (garatujas) |
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. |
|
Escrita sem controle de quantidade |
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado à escrita. |
A R M S M O H A O R U I A M T O X A M H N T S K M H O T I P E R T C L P M A T R O C D G P |
|
Escrita unigráfica |
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra. |
A L F C |
|
Escrita fixa |
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais. (muitas vezes utilizam as letras do seu nome). |
ALNI ALNI ALNI ALNI |
|
Quantidade variável Repertório fixo/parcial |
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra. |
S A N T A M T A M T S A S A T |
|
Quantidade constante e repertório variável |
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa, as letras mudam ou muda a ordem das letras. |
H R U M A S G K O N B J C F T V |
|
Quantidade variável Repertório variado |
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra. |
R A M Q N A B E A M F G E P F A O S D L |
|
Quantidade e repertório variáveis. Presença de valor sonoro início e/ou fim |
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final. |
I M S A B R O I B R N S A U R M T O I N B O X I X |
|
S I L Á B I C A |
Sem valor sonoro |
A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente. |
R O M T B U S A S R |
Iniciando uma correspondência sonora |
A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba. |
I T M O P Q A R O G I |
|
Com valor sonoro |
A criança escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba: às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais. |
I A E O – B H D O I O A – P O K U O – S C I S – B I |
|
SILÁBICA ALFABÉTICA |
A criança ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas. |
B I H D R O P I P O K S U K O B I Z |
|
ALFABÉTICA |
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas. |
B R I G A D E I R O P I P O C A S U C O B I S |
Números por escola:
EMEF Prefeito João Floriani
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Alessandra Hutter da Silva |
alfabética |
Camile Carol Piontkowski Alves |
alfabética |
Dayane Cristine Bileski Leite |
alfabética |
Eduardo Tadeu dos Santos Neumann |
silábico, iniciando uma correspondência sonora |
Elton Marcel Schultz |
silábico alfabético |
Gabriel Luan Grabowski |
alfabético |
Jenifer Cristina Quirino de Marcos |
silábica alfabética |
Jordão Carlos Kriech |
silábico com valor sonoro |
Letícia Carol Campestrini |
alfabética |
Leydiane Aparecida Dalpiaz Fernandes |
alfabética |
Luana Taissa Schultz |
alfabética |
Maria Victoria Lenzi |
alfabética |
Nicole Lais Lenzi |
alfabética |
Ronan Emanuel Cardoso |
silábico, iniciando uma correspondência sonora |
Vanessa Luana Martins |
alfabética |
Willian Cristian Ricardo |
alfabético |
Yago Natan Krieser |
alfabético |
EM Professor Nelson Beyer
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Agatha Aparecida Dias |
Faltou na avaliação |
Cláudia Esemann |
alfabética |
Cleiton Machado |
alfabético |
Patrício Reiner |
garatujas |
Gabriele Leite |
alfabética |
João Leonardo Spiess |
alfabético |
Josemara de Lima Siqueira |
alfabética |
Karolaine de Paula |
alfabética |
Weliton de Almeida |
silábico -alfabético |
EM Expedicionário Servino Mengarda
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Carolina Bairo |
Silábica iniciando correspondência sonora |
Caroline Beyer |
alfabética |
Cleverson emanoel Viebrantz |
alfabético |
Daniel Mateus Odorizzi |
garatujas |
Daniel Mett |
alfabético |
Franciele Vicente |
silábica – alfabética |
Gerson Eduardo Gomes Romig |
alfabético |
Guilherme Andrei Mengarda |
alfabético |
Gustavo Henrique Negri |
alfabético |
Paloma Lenzi da Silveira |
alfabética |
Paola Lenzi da Silveira |
alfabética |
Samuel Américo Dalpiaz Carlini |
alfabético |
Vanessa Lais Kleinschmidt |
alfabética |
EM Prefeito Alfredo Berri
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Adrieli Thais Damiani |
alfabética |
Dara Kaise Melo dos Santos |
alfabética |
Gabriela Letícia da Rocha |
alfabética |
João Augusto Tomaselli |
silábico alfabético |
Luciana Beatriz Esteffens |
alfabética |
Nathan Reinhard Gaulke |
alfabético |
Veronica Ittner |
alfabética |
EM Alberto Volani
Turma 1
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Alexandre Henrique Lazarini |
Alfabético |
Camille Beatriz Uber |
Alfabética |
Camille Formigari |
Alfabética |
Catharina Kiebler |
Alfabética |
Clarice Schafer Brandes |
Alfabética |
Eduarda Felixtrowich |
Alfabética |
Eduarda Vitória Dallabona |
Alfabética |
Gabriel José Dallabrida |
Alfabético |
Gabriel Ramos dos Santos |
Alfabético |
Guilherme Prade Jansen |
Alfabético |
Henrique Luiz Andreazza |
Alfabético |
Jordano Tomasini |
Alfabético |
Maria Vitória Alves da Cunha |
Alfabética |
Nalanda Dallabona |
Alfabética |
Pedro Henrique Spiess |
Alfabético |
Tonimar Prusseck |
Alfabético |
Maicon Ramos de Oliveira |
Alfabético |
Pedro Henrique Cardoso |
silábico, iniciando uma correspondência sonora |
Turma 2
Alunos avaliados |
Fase da escrita |
Ana Luiza Kamke |
Alfabética |
Davi Gomes Cazita |
Alfabético |
Denilton dos Santos Paiva |
Alfabético |
Eduardo Mateus Andreazza |
Alfabético |
Fernando Kellner |
faltou no dia da avaliação |
Gabriel dos Santos de Oliveira |
Alfabético |
Janaina Natacha Maier |
Alfabética |
Laís Alice Garcia de Chaves |
Alfabética |
Laynna Stefany Moreno Lima |
faltou no dia da avaliação |
Lucas Gabriel Vasselai |
Alfabético |
Rodrigo Daniel Dallabona |
silábico alfabético |
Rosana da Veiga |
Alfabética |
Sabrina Siqueira Cavalheiro |
Alfabética |
Thaise de Oliveira |
Alfabética |
Resultado no município
Número de crianças avaliadas: 68
OBS: com as crianças que faltaram, será realizada avaliação no início de 2011.