Rede de Prevenção e mitigação de desastres hidrológicos na bacia do Rio dos Cedros
A Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros recebe por iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina 3 novas estações Hidrológicas e Réguas Linimétricas por iniciativa do Prefeito Fernando Tomaselli .Por exigência das grandes precipitações de chuva nos últimos anos ocorrentes em nossa região, diversas iniciativas vem sendo tomadas no sentido de promover o monitoramento contínuo da variação do nível d'água em rios e reservatórios, bem como seu comportamento hídrico baseado no regime de chuvas e seu impacto em zonas de recarga. Para tanto, uma solução é a instalação de sistemas telemétricos para medição de nível, vazão e precipitação em cursos d água e bacias como um todo.
Essa rede será composta por dispositivos portáteis ou estações remotas de coleta e transmissão de dados, dotadas de sensores específicos para a medição das variáveis: pressão hidrostática e opcionalmente precipitação atmosférica.. O sistema a ser implantado no próximo mês em Rio dos Cedros, será considerado modelo em nível de Brasil.
Conforme o Prefeito Fernando Tomaselli com a formação desta Rede a Defesa Civil poderá contar com dados em tempo real e assim viabilizar a prevenção de forma mais eficaz.
As estações Hidrológicas serão instaladas nas seguintes regiões
Baixo Rio Cunha – Escola Alfredo Berri
Rio Rosina Escola Pref. João Floriani
Alto Cedros Escola Nelson Beyer
Sistema de Medição (régua linimetricas) Centro