*AGOSTO LILÁS*

O mês de agosto é alusivo à Campanha que incentiva o enfrentamento à violência contra a mulher, conhecido como *AGOSTO LILÁS* A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais, patrimonial.

Essas formas de agressão são práticas perversas e têm graves consequências para a mulher. Qualquer ato de violência contra a mulher é configurado como violação aos direitos humanos.   Os índices de violência contra a mulher são alarmantes em todo território nacional.

Nesse período de pandemia a preocupação dos serviços redobram, considerando que a vítima pode estar muitas vezes em isolamento social com o seu agressor, em sua maioria seus maridos/companheiros.   No Sistema Único de Assistência Social – SUAS, mulheres vítimas de violência são atendidas nos equipamentos socioassistenciais, com o objetivo de prestar à vítima atendimento humanizado, enfrentamento e superação a violência sofrida, na perspectiva da garantia de seus direitos.  

O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social CGMAS/AAMVI discute permanentemente ações e estratégias de prevenção e enfrentamento a esta danosa prática. É necessário combater essa prática.   Os canais de denúncia são: DISQUE 100, Delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima de violência, Canal 180 ou algum equipamento da Assistência Social .

 *Não se cale, denuncie*.