Previsão de chuva moderada a forte e risco de temporais nesta terça-feira (05/03) em Santa Catarina

Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br).

Nesta terça-feira há previsão de chuva moderada a forte em SC e risco de temporais isolados com granizo, ventania e chuva forte.

A instabilidade é provocada pelo deslocamento de uma frente fria pelo Litoral, além de um sisitema de baixa pressão sobre SC.

Recomendações da Defesa Civil:

Aconselhamos as Coordenadorias municipais de Defesa Civil, das cidades com maior recorrência, nas regiões possíveis de serem atingidas para:

1. Comunicar os órgãos pertencentes ao GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS (GRAC) municipais;

2. Comunicar aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil as ocorrências e informações relevantes;

3. Comunicar aos Coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e líderes comunitários para, comunicarem suas comunidades e monitorarem as áreas de risco, para possível ocorrência de alagamentos e/ou deslizamentos;

4. Qualquer evento de maior impacto deverá ser informado a Central de Operações (CODEC) da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.