EDUCAÇÃO EM SAÚDE – OUTUBRO ROSA

 

 

No ano de 2016, Santa Catarina registrou 40.270 óbitos, sendo que desses óbitos 596 foram por câncer de mama (Fonte: DATASUS). Câncer de mama tem cura. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e aumentar a chance de enfrentamento da doença.

No encontro do dia 16 de outubro, o grupo das senhoras do OASE, da comunidade de Alto Cedros, convidou a Enfermeira Joana Araujo Perini e a Agente Comunitária de Saúde Marilei Giovanella para falarem sobre a campanha do Outubro Rosa. Com o slogan “Câncer de mama: vamos falar sobre isso”, foi feito uma explanação sobre a doença; sinais e sintomas; fatores de risco; diagnóstico; tratamento; reabilitação. No momento foi divulgado o “Dia D” para coleta de preventivo atrasado e exame clínico das mamas na Unidade de Saúde Rio Rosina: 27 de outubro (sábado); período matutino; o atendimento será por ordem de chegada; trazer identidade, CPF e Cartão SUS.