Fernando Tomaselli é empossado presidente da AMMVI

02/02/2016 – Fernando Tomaselli é empossado presidente da AMMVI

O prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, assumiu, no dia 1º de fevereiro, a presidência da AMMVI, para o ano de 2016. Durante seu discurso, ele elegeu o princípio da continuidade administrativa como orientador de sua gestão, mas reconheceu a necessidade da adoção de algumas medidas para enfrentar os desafios que têm mobilizado a Administração Pública. A posse aconteceu durante a primeira assembleia geral ordinária da entidade, realizada em Rio dos Cedros.

Segundo o novo presidente, uma das ações adotadas este ano será a ampliação da assessoria aos municípios na área financeira, de modo a buscar ações conjuntas que possam incrementar a arrecadação municipal e otimizar a gestão pública.

“Será um ano desafiador, pois o cenário não está favorável aos Municípios. Mas estamos firmes no propósito de cobrar do Estado e da União as responsabilidades que lhes cabem e não aceitar o atraso recorrente no repasse de recursos dos programas”, desabafou.

No âmbito da administração pública, Tomaselli valorizou o papel da AMMVI. “É uma entidade de apoio e assessoramento aos municípios que tem contribuído com a modernização da gestão pública, aperfeiçoamento dos serviços prestados aos cidadãos e articulação com as demais esferas governamentais e órgãos de fiscalização”, declarou.

A reunião foi marcada ainda pela posse do primeiro e do segundo vice-presidente, Sergio Almir dos Santos, prefeito de Indaial e Paulo Roberto Weiss, prefeito de Rodeio. A tesouraria da entidade ficou sob o comando dos prefeitos de Pomerode, Rolf Nicolodelli e Apiúna, Nicanor Morro. Na ocasião, os prefeitos membros do Conselho Fiscal também foram empossados.

O prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, que deixa a presidência da AMMVI, agradeceu a oportunidade de comandar a entidade por um ano e pontuou alguns avanços obtidos em sua gestão. “Muitos de nossas conquistas em 2015 foram possíveis pelo estreitamento das relações com instituições ligadas à esfera pública”, disse.

O ato reuniu prefeitos dos municípios do Médio Vale do Itajaí e vereadores de Rio dos Cedros, além da secretária executiva de Desenvolvimento Regional de Timbó.

Manual de comportamento

Durante a assembleia, a AMMVI apresentou aos prefeitos o manual de comportamento dos agentes públicos em ano eleitoral. O documento será útil para dar conhecimento aos servidores municipais sobre as principais restrições existentes em face da Lei Eleitoral, como também as datas que marcam o início de cada evento.

Conforme o assessor jurídico da entidade, Luiz Claudio Kades, o manual pode ser implantado por meio de decreto municipal, em que serão expostas as condutas vedadas aos agentes públicos na campanha eleitoral deste ano. “Isso possibilita maior controle e responsabilidade na atuação funcional, além de inibir ações que confrontam com a legislação federal”, observou.

Outros assuntos relacionados ao ano eleitoral e encerramento de mandato também foram debatidos durante a assembleia.

Plano de trabalho

Durante a manhã da segunda-feira (1/2), os prefeitos membros da Diretoria Executiva elaboraram o plano de trabalho da AMMVI para este ano, atualizando a pauta de reivindicações e estabelecendo prioridades em cada uma das áreas da administração municipal. O documento vai nortear o trabalho da entidade ao longo do ano.