Albiano e Fornace – Trento – Itália

O Prefeito Marildo, os Vereadores Jaime, Ivete e Noredi, a Secretária de Planejamento Lidia, o representante do Clube de Ciclismo Juarez Carlini, o Vice-Prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari e demais integrantes de Rodeio estiveram visitando as cidades de Albiano e Fornace, em Trento, Itália. As comitivas estiveram em Albiano, cidade co-irmã de Rio dos Cedros, com o objetivo de dar sequência ao intercâmbio firmado, em 2008, e em Fornace, cidade com a qual Rodeio possui um pacto de amizade. A finalidade da viagem é fortalecer os laços de amizade e o intercâmbio de experiências com essas cidades trentinas de onde vieram nossos colonizadores. Na programação em Albiano estiveram presentes funcionários da área urbanística e do consórcio de gestão dos resíduos sólidos. Foram explanadas informações sobre o modelo urbanístico e plano diretor da cidade de Albiano e apresentado o modelo da coleta e destino de resíduos sólidos do município. Além de outras informações da estrutura administrativa e das diversas áreas como Educação, Saúde e Infraestrutura, com diversos questionamentos por parte da comitiva. Trata-se de um modelo diferente e de outra realidade, porém foi um grande aprendizado e as ideias poderão ser adaptadas e implementadas em nossas cidades. É importante dar sequência a esse programa de intercâmbio e no próximo ano está previsto outro encontro com novos integrantes. Destaca-se também, que cada integrante custeou a própria viagem. Ficamos aguardando a visita de comitiva trentina e expressamos nosso agradecimento pela acolhida. Em especial à Prefeita Erna, ex-prefeito Juliano Ravanelli, Assessor Piergiorgio Pisetta, Lionello Ravanelli, Vice-prefeito Edj, Prefeito de Fornace Mauro Stenico e diversos outros.