CAMPANHA “PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO” ESF- 02 CENTRO

Aconteceu no último sábado 17/10, na Unidade de Saúde da Família centro, a campanha de coleta de exames preventivos do colo do útero e exame clínico das mamas. A Campanha fez parte das ações do outubro ROSA organizada pela equipe, e a iniciativa teve como público alvo as mulheres que nunca fizeram o exame, e aquelas que trabalham em horário comercial e apresentam dificuldades em realizar o exame durante a semana. De acordo com a Enfermeira Janete K. Longo, todas as mulheres que tem ou já tiveram vida sexual devem se submeter ao exame preventivo periodicamente, inclusive as grávidas e histerectomizadas (mulheres que retiraram o útero cirurgicamente), considerando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo uterino, podendo assim, dar início ao tratamento o mais rápido possível, aumentando as chances de cura.

O resultado da campanha foi muito satisfatório mais de 50 mulheres prestigiaram o evento, com 37 coletas de exames preventivos do colo do útero e respectivamente exame clínico das mamas, encaminhamentos para exame de Mamografia (conforme a necessidade), orientações e distribuição de material educativo. A Enfermeira destaca que o resultado positivo da ação foi tanto pelo empenho de todos os profissionais envolvidos e pelo trabalho de divulgação e busca ativa através das Agentes Comunitárias de Saúde, quanto pela adesão das mulheres, que se sentiram satisfeitas diante da facilidade ao acesso no atendimento oferecido no sábado. Colaboradores envolvidos na campanha, Equipe ESF: Enfermeira: Janete; Aux. de Enf: Fabiana; Agentes Comunitárias de Saúde: Andréia; Ivana; Jussara; Norma; Rosilene; Rosângela; Rosenilda; Simone. A Equipe agradece a Secretaria Municipal de Saúde pelo apoio e envolvimento na campanha, a Téc. de Enf. Simone Mates fotografias, e a todos os demais colaboradores que contribuíram com o evento. Nosso agradecimento se estende de forma especial, a todas as mulheres que tiraram um horário do sábado para a prevenção.