CIMVI realiza oficinas para apresentar Plano de Gestão Integrada de Resíduos

População participará da validação do projeto para gestão do lixo da região.

Raquel Brelaz S. Godoi (DRT 8132)

Durante todo o mês de maio o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) promoverá oficinas para apresentar à população o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PIGRS). O PIGRS, resultado de estudos e análises, é voltado para o correto manejo do lixo produzido nas doze cidades que compõem o consórcio.

O Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos atende às exigências e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010. A lei trata das responsabilidades dos municípios brasileiros em relação aos aspectos ligados à coleta e correta destinação do lixo produzido por seus habitantes.

A empresa Flora Tecnologia e Consultoria Ambiental, de Brasília (DF), é a empresa responsável pelo Plano de Gestão de Resíduos, e realiza estudos, levantamentos, diagnósticos e análises na região desde 2013.

Até o momento, já foram realizadas seis oficinas nos municípios integrantes do CIMVI, voltadas à população e os governantes, que conheceram as etapas do PIGRS e opinaram a respeito dos métodos e resultados.

As oficinas são um espaço aberto às sugestões dos cidadãos. A coordenadora do PIGRS, Ayla Andrade, afirma: “A participação da população é fundamental, pois é necessário que tenha conhecimento sobre as melhorias que irão ocorrer na gestão dos resíduos, tanto para reduzir a sua geração quanto para conhecer as mudanças relacionadas à coleta seletiva e formas de cobrança”.

Como finalização do PIGRS, o CIMVI promoverá uma série de oficinas nas cidades, para que a população de toda a região conheça o Plano de Gestão de Resíduos em sua totalidade. Os municípios participantes serão: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. No dia 02 de junho será realizada, em Timbó, uma mesa redonda de encerramento.