Prevenção de acidentes com os alunos – ESF RIO ADA

No ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes ocorrem de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes. Sabe-se que a criança apresenta interesse em explorar situações novas, para as quais nem sempre está preparada, o que facilita a ocorrência de acidentes. Torna-se, portanto, importante o conhecimento dos acidentes mais frequentes em cada faixa etária, para o direcionamento das medidas a serem adotadas para sua prevenção.

O escolar já aprende noções de segurança, mas como ainda não lida muito bem com coisas concretas, não é capaz de fazer julgamentos precisos sobre velocidade e distância. Além disso, seu comportamento e os riscos a que se expõe começam a ser fortemente influenciados pelos amigos, gerando atitudes de desafio a regras. As suas habilidades motoras (por exemplo: acender fogo ou ligar um automóvel) estão bem além do seu julgamento crítico de uma criança. Entretanto, ele muitas vezes já sai de casa sem a supervisão de adultos, tendo que lidar com situações complexas como o trânsito.

Os atropelamentos, quedas de bicicletas, quedas de lugares altos e lacerações ou arranhões são riscos típicos desta idade. Na escola, prevalecemos acidentes como as quedas, cortes e traumatismos dentários por brincadeiras durante o recreio, o que é normal para a idade. Estima-se que pelo menos 90% dessas lesões possam ser prevenidas, através de ações educativas, além das modificações no meio ambiente (SMS, 2007).

Perante essas situações a ESF RIO ADA, sob a coordenação da enfermeira Josiane Paterno, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde Cirlei Fronza e Lurdes Tomaselli abordaram o assunto de prevenção de acidentes com os alunos da ESCOLA MUNICIPAL EXPEDICIONÁRIO SERVINO MENGARDA, do pré escolar ao 5° ano de ambos os turnos no último dia 17 de setembro.
Os alunos tiveram orientações de cuidados no transporte escolar, cuidados para a prevenção de acidentes no trajeto da casa para a escola e da escola para casa, assim como prevenção de acidentes tanto no ambiente escolar como no ambiente domiciliar.

Os acidentes na infância constituem preocupação constante, sendo fundamental que as crianças saibam como agir frente a esses eventos buscando evitá-los, evitando assim os acidentes e as complicações decorrentes de procedimentos inadequados.

O papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização destas crianças, de forma criativa e participativa, em relação aos acidentes que muitas vezes se orientadas as crianças, podem ser previníveis, representando assim, um enorme benefício para toda a coletividade, pois o trabalho não se limita ao espaço físico somente da escola, uma vez que orientados, os alunos tornam-se multiplicadores e levam todas as informações aprendidas para suas famílias e grupos de convivência.