Encontro Grupo Dia

O diabetes é uma doença provocada pela falta, deficiência de produção ou ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O diabetes envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente.
Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil. Destaca-se ainda que, a doença não poupa ninguém: crianças, jovens, adultos ou idosos. Atualmente, acredita-se que há cerca de 240 milhões de pessoas portadoras do distúrbio.
Levando em consideração os conhecimentos e as informações acima, a Equipe de Saúde da ESF Rio Ada, coordenada pela Enfermeira Josiane Paterno, com o apoio das técnicas de enfermagem Edilene, Talita e Agentes Comunitárias de Saúde Andréia, Cirlei, Elfi, Erildes, Lurdes e Vivian realizaram na tarde de ontem o segundo encontro do GRUPO DIA.
No encontro os participantes em conjunto com a equipe de saúde participaram de alongamento, roda de conversa sobre as alterações da glicose (açúcar no sangue), tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e compartilharam suas experiências, além de participarem de uma dinâmica de interação e reflexão.
Ao término do encontro os participantes tiveram a oportunidade de se deliciar com os palitos de frutas, dentre os quais foram incluídos a BATATA YACON. Mas o que é a Batata Yacon? O grande problema da batata comum para os diabéticos é a grande quantidade de carboidratos (que são absorvidos sob a forma de glicose) e, consequentemente, de calorias. A Batata Yacon é rica em um carboidrato diferente chamado inulina (um tipo de frutano). Por ter uma menor absorção que os carboidratos comuns, a inulina tem um menor valor calórico e, com isso, acaba elevando menos a glicose no sangue. Além disso, por conta da inulina, a BATATA YACON tem um gosto mais adocicado (parecido com pêra ou melão) e deve ser ingerida crua. Ela pode ser utilizada como um substituto bem interessante para as pequenas refeições ao dia, como a colação ou o lanche da tarde. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser em EXCESSO.
Os participantes diante do clima chuvoso da tarde de ontem também desfrutaram de conhecer o gostinho e o sabor de um belo chá quentinho de "Chá de folha de Insulina", pois é isso mesmo!
A equipe de saúde da ESF Rio Ada agradece a participação dos convidados e familiares presentes, assim como fica estendido o agradecimento às pessoas que colaboram e colaboraram com a ajuda para o sucesso do encontro.
APROVEITAMOS PARA CONVIDAR OS INTERESSADOS A PARTICIPAR DO PRÓXIMO ENCONTRO QUE SERÁ NA ÚLTIMA QUINTA – FEIRA DE AGOSTO NA CÂMARA DE VEREADORES ÁS 14h00min.