Projeto "TÃO VERDE QUANTO O TEU OLHAR"



As grandes calamidades que vêm ocorrendo constantemente em toda nossa região nos dá a dimensão exata da intervenção do homem na natureza. Os pioneiros do Vale do Rio Itajaí, europeus de "Olhos Verdes" quanto e verde que havia, adentraram na região através dos rios, desmataram, plantaram, construíram. Após um século de ocupação o mesmo rio que serviu de estrada agora serve de esgoto para os dejetos e o lixo. O desmatamento indiscriminado, o assoreamento, pesticidas em excesso vêm tirando a vida de nossos rios e contribuindo para enchentes, levando prejuízos, destruição e muita tristeza para todos.
A preservação do Meio Ambiente tem sido uma preocupação constante em todos os segmentos da sociedade, envolvendo países e governos na busca de soluções para a preservação e a sustentabilidade da vida no planeta. Cientes de que a escola é um espaço fundamental para a construção da identidade socioambiental dos cidadãos, favorecendo a recuperação, preservação e a proteção dos ecossistemas e das diversas culturas, é que a Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda, de Rio dos Cedros, desenvolve o Projeto Ambiental intitulado "TÃO VERDE QUANTO O TEU OLHAR". Fazem parte do Projeto: Alunos, professores, pais e a comunidade em parceria com a EPAGRI (orientação técnica) e a BUNGE (doação de mudas).
O Projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo e visa orientar desde a coleta, semeadura e plantio de árvores, manejo e preparação do solo, pesquisas e estudos sobre mata ciliar e atlântica, espécies animais e vegetais da nossa região, palestras, confecção de camisetas, confecção de materiais de conscientização para distribuição nas comunidades, maquetes, reciclagem de lixo e os cuidados com a água entre outros. Segundo o diretor prof. Bélli, trata-se de um projeto contínuo e abrangente, que proporcionará a recuperação de parte da mata ciliar nos fundos da escola, visando o aprendizado, atitudes e habilidades e o comprometimento das crianças quanto à conservação e a valorização do meio ambiente e dos recursos naturais.
O futuro do planeta está em nossas mãos. Cabe a cada um de nós, com medidas simples, mas que podem ser significativas para salvarmos nosso planeta. Eu posso, você pode, todos podemos deixar tudo "Tão Verde Quanto o Teu Olhar".