Secretaria Municipal de Educação de Rio dos Cedros faz adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto é um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. A intenção, é tornar a alfabetização na idade certa "a prioridade das prioridades".

"Somente dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática é que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar". A portaria que estabelece as regras do pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho. Entre as ações previstas está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização.