Risco de chuva forte no norte de SC e frio intenso em todo o Estado a partir de quarta-feira!


Na segunda-feira o céu fica encoberto com chuva na maioria das regiões catarinenses devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o PR e SC. A chuva mais forte está prevista para o leste do Planalto Norte e Litoral Norte, onde o acumulado pode chegar a 100mm. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, chuva moderada em alguns momentos, com acumulados entre 40 a 50mm. Nas demais regiões, a previsão é de 10 a 20mm em média.

Entre a terça e no início de quarta-feira ainda há condições de chuva mais volumosa no Litoral Norte, com acumulado em torno de 80mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Nas demais regiões do Estado, a previsão é de pouca chuva, alternando com períodos de melhoria.

Atenção: Com a previsão de chuva mais volumosa no Planalto Norte e especialmente no Litoral Norte há risco de alagamentos e deslizamentos no início desta semana.

A boa notícia é que no decorrer da quarta-feira, uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar avança por SC, afastando a instabilidade e declinando acentuadamente as temperaturas. Entre as madrugadas de quinta e sexta-feira, a temperatura será negativa no Planalto Sul, podendo chegar -6°C e com previsão de geada nas áreas altas do Estado, inclusive no Litoral, onde as temperaturas devem oscilar entre 4 e 8ºC.

Mar: o frio chega com ventos fortes de sul, com rajadas de 50 a 80km/h na quarta-feira e o mar ficará com ondas mais altas, com picos de 2.5 a 3.0m, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Acompanhe a previsão de mar nos próximos dias.


Fonte: Gilsânia Cruz – Meteorologista