Alimentação Escolar de Rio dos Cedros recebe homenagem

No último dia 08 de agosto, a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por intermédio da proposição do Dep. Dirceu Dresch, homenageou diversos municípios que cumpriram em 2010 e vem cumprindo em 2011 o artigo 14 da Lei nº 11.947/09 que "Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola".

Este artigo menciona que o total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

A aquisição dos gêneros alimentícios da Agricultura Familiar é realizada, sempre que possível, no município. Quando o fornecimento não pode ser feito, a demanda é complementada entre os agricultores da região, território rural, estado e país, nesta ordem de prioridade. Assim, aumenta a oportunidade de desenvolvimento local e a renda dos agricultores.

Além disso, a alimentação escolar fica mais diversificada e com mais qualidade. Isso porque os produtos são colhidos frescos, direto para a mesa dos alunos e o programa também visa darmos prioridade para alimentos orgânicos.

Hoje o município adquire através da Agricultura Familiar aipim, biscoito caseiro, filé de tilápia, abobrinha verde, banana branca, banana comum, beterraba, chuchu, couve-flor e repolho branco. Outros alimentos também serão incluídos para o próximo ano.