Municípios da SDR Timbó assinam contratos para o Saneamento Básico

Timbó (16/12/2009) – Quatro municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó assinaram termo de contrato para a elaboração do projeto de Saneamento Básico, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, na terça-feira (15), em Canoinhas. Os municípios beneficiados são: Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Ascurra. Assinaram o convênio os prefeitos de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli; de Benedito Novo, Laurino Dalke; de Ascurra Moacir Polidoro; de Doutor Pedrinho, o vice-prefeito José Arildo de Castilho

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Onofre Agostini, nesta fase serão beneficiados em todo Estado 179 municípios catarinenses, com menos de mil habitantes. "O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 10 milhões para a elaboração dos projetos de Saneamento Básico nesses municípios", destacou.

Com os projetos elaborados, os municípios terão autonomia de captar os recursos para executar a obra, que trará benefícios ambientais. Estima-se que apenas 12% da população catarinense é atendida por rede de coleta de esgoto, por isso, a necessidade de investir neste setor.

A realização dos projetos e planos técnicos deverá ser finalizada em 2010. Após isso, os municípios poderão pleitear os recursos junto à União e a instituições internacionais para fazer as obras. O secretário da SDR Timbó, Luiz Polidoro e o diretor Geral Rogério Theiss, estiveram presentes no ato da assinatura dos convênios. Polidoro declarou que o projeto é mais uma ação do Governo do Estado voltada para os pequenos municípios. "O saneamento básico é um dos fatores de qualidade de vida da população, por isso, a ação do governo do Estado neste sentido é muito importante" .

Segundo Agostini, as novas normas exigem dos municípios planejamento de estratégias que resultem em serviços de saneamento eficientes e sustentáveis, com vistas à proteção ambiental e universalização do atendimento. "A maior parte dos municípios não tem condições técnicas nem financeiras para implantar seus planos, por isso, estamos empenhados em auxiliar nesse processo, principalmente os pequenos municípios", afirmou.