Municípios catarinenses acertam cooperação com Trento

    
Municípios catarinenses acertam cooperação com Trento
Terça-Feira – 30/10/2007


Os municípios catarinenses de Timbó (na foto, um flagrante da Festa do Imigrante, realizada no início deste mês) e de Rio dos Cedros, receberão subsídios da região do Trento. Foto: PMT

Conhecer o formato cooperativista para o desenvolvimento da região agrícola, em especial a produção de pequenas frutas, como morango, figo, amora, mertilo e fisalis, foi o objetivo da equipe de profissionais da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Timbó e de representantes da Família Trentina de Rio dos Cedros, em Santa Catarina, que esteve durante vinte dias em Trento, na Itália.

Durante a permanência na Itália foram apresentados diversos projetos para o presidente da Uninoe Delle Famiglia Trentina All" Estero – Flávio Maria Tarolli. Entre os que foram aprovados, e que terão recursos investidos pela entidade, está o da construção da Unidade de Produção de Queijo da Cooperativa Agroindustrial de Rio dos Cedros – Coopercedros, implantação da Cooperativa de Arroz, novos incentivos para o turismo no município e região com o apoio das Famílias Trentinas, além do incentivo para a produção de pequenas frutas. Os recursos estarão disponíveis no início de 2008.

A viagem técnica fez parte do intercâmbio promovido pela Família Trentina de Florianópolis, em 2000, que, posteriormente, abarcou a Família Trentina de Rio dos Cedros e Timbó. Este intercâmbio estabelece vínculo entre o território dos imigrantes italianos, em especial a região de Trento, com sua sede madre denominada Unione Delle Famiglie Trentina All"Estero. Por meio deste intercâmbio, vários programas e projetos se encontram em andamento. 


A italianidade de Rio dos Cedros foi exaltada em setembro, durante a Festa Trentina. Foto: PMRC

Integraram a equipe o secretário de Desenvolvimento Econômico de Timbó, Sérgio Luiz Nones, e os técnicos em agropecuária, Idair Tamanini e Raulino Zermiani. Também fizeram parte do grupo o técnico em agropecuário de Rio dos Cedros, Carlos Luis Zanella, e o engenheiro agrônomo (assessor em cooperativismo da Família Trentina de Rio dos Cedros e Timbó), João Andreata de Souza.

A equipe técnica assumiu o compromisso de aplicar o conhecimento adquirido em Trento no desenvolvimento do território. Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Sérgio Nones, que participou da comitiva.

Fonte: www.oriundi.net