Ammvi promove aperfeiçoamento na área de Protocolo e Cerimonial Público

Levar à compreensão da importância do cerimonial dentro da estrutura organizacional de um órgão público, como elemento ordenador de qualquer ato público e oferecer subsídios para o aperfeiçoamento nas áreas de protocolo e cerimonial. Foram os objetivos do curso de "Etiqueta, Protocolo e Cerimonial Público" promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), nesta sexta-feira, 4 de maio.

O curso aborda em sua programação a imagem pessoal e profissional, o cerimonial, o comportamento em eventos e a etiqueta à mesa. Os alunos esclareceram suas dúvidas quanto às normas de cerimonial público, ordem de precedência, redação de protocolo, regras de conduta do anfitrião, formas de tratamento e disposição das bandeiras. Além disso, tiveram uma explanação sobre a postura profissional, regras de conduta não escritas, apresentação pessoal e hospitalidade nas relações cotidianas no ambiente profissional e social.

Em virtude do sucesso deste curso, uma nova edição já está programada para o mês de junho, de forma a contemplar os municípios que não participaram da primeira, devido ao número limitado de vagas. Conforme o presidente da Ammvi, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode, o objetivo é capacitar os servidores de todas as 14 prefeituras da entidade, e, posteriormente, abordar novas questões quanto à promoção e gestão de eventos públicos.

"Parabenizamos a iniciativa da Ammvi em oferecer este curso, uma vez que não encontramos na nossa região capacitações nessa área, tão essencial ao bom andamento e organização dos eventos públicos" declara Adriana Leitempergher, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros. Adriana afirma ainda que o momento também foi propício para a discussão e solução das dúvidas e a socialização de experiências.

Para a ministrante, Eliane Wanser, gestora educacional do Instituto Bem Viver, o conhecimento e a prática correta das normas que regem o Cerimonial e Protocolo na esfera pública geram benefícios imediatos tanto para o profissional que as pratica como para a instituição do qual faz parte. "Possibilitam um comportamento com mais confiança, simplicidade e naturalidade diante de situações inusitadas, além de melhorarem o relacionamento com a comunidade e órgãos internos e externos" salienta Eliane.

Este ano a Ammvi está trabalhando fortemente na oferta de cursos e capacitações em diversas áreas, para que todos os setores das prefeituras sejam envolvidos. "A entidade arca com parte dos custos dos aperfeiçoamentos oferecidos, de forma que o valor possibilite a maior participação dos servidores. A atualização do corpo técnico da entidade e da esfera pública municipal é nossa constante preocupação" conclui o presidente da Ammvi.

Participaram do evento 28 servidores de prefeituras e câmaras de vereadores de oito municípios da entidade – Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Rio dos Cedros e Timbó.