Embutidos e Defumados Demuth recebe inscrição no Serviço Estadual de Inspeção

A família Demuth se dedica à suinocultura há vários anos, mas o empreendimento familiar dá um passo importante este ano, com a obtenção do registro no Serviço de Inspeção Estadual. A entrega do certificado foi realizada em Rio dos Cedros nesta quinta-feira, 08 de julho, com a presença do diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; do gestor do Departamento Regional de Blumenau, Ari Schlagenhaufer; dos médicos veterinários da Cidasc e extensionistas da Epagri. Também prestigiaram o ato o prefeito do município, Jorge Luis Stolf; o diretor de Agricultura e Fomento Agropecuário de Rio dos Cedros, Carlos Luiz Zanella; e o vereador Joares Schultz.

A implementação da unidade de beneficiamento foi um longo investimento de Marciana Demuth Gonçalves e do marido, Vanderlei Gonçalves, e de Helmuth Demuth, pai de Marciana, pois a planta foi construída do zero. Parte da matéria-prima utilizada na produção de linguiças defumadas vem da propriedade do senhor Helmuth, que é um produtor de suínos independente. Marciana Demuth Gonçalves destacou o apoio da Responsável Técnica Mayara Rodrigues para que a planta industrial atendesse a todos requisitos e fosse aprovada no Serviço de Inspeção Estadual.

A médica veterinária da Cidasc Esthér Elisa Wachholz, que fez as vistorias inicial e final na planta industrial da Demuth, ressalta que o selo do serviço de inspeção traz segurança para o produtor. “Claro que o objetivo principal é a segurança alimentar para a população, mas o fato de ter um órgão oficial no processo, traz tranquilidade também para quem produz, pois nós orientamos, fiscalizamos, analisamos produtos…..todo processo de fabricação é controlado”, afirma a veterinária.

A Cidasc é responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual, cujas ações são executadas através do Departamento Estadual de Inspeção (Deinp). O resultado deste trabalho para a sociedade foi destacado pelo gestor do Departamento Regional de Blumenau da Cidasc, Ari Schlagenhaufer: “É muito importante para o Estado ter este controle, para a população adquirir produtos que estejam dentro dos parâmetros de qualidade”. Schlagenhaufer sugeriu à Demuth buscar futuramente certificar algum de seus produtos com o Selo Arte, destinado a produtos artesanais, que tem validade em todo território nacional.

om a inscrição no SIE, a Demuth pode comercializar em qualquer cidade catarinense o que foi classificado como “fim de um ciclo e início de outro” pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo. Ele ressaltou o efeito positivo desta formalização no desenvolvimento de localidades rurais: “A fixação dos jovens no campo é algo que sempre se buscou aqui em Santa Catarina. E hoje vocês (da Demuth) estão com uma família, com uma agroindústria belíssima, no interior de um pequeno município. É o retrato ideal que a gente gostaria de ver e o Estado está presente, através da Cidasc e de outros órgãos ligados à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, para ajudar a realizar projetos como este”, afirmou Severo.

Este resultado econômico também foi salientado pelo prefeito de Rio dos Cedros, cidade que foi substituindo sua vocação agrícola pela industrial, levando muitos a migrarem das comunidades do interior para a área urbana. Para Jorge Luis Stolf, pessoas como Helmuth Demuth são um exemplo pela coragem em permanecer no campo e formar os filhos para dar continuidade aos negócios: “Sabemos que não é fácil e o passo que vocês estão dando é muito importante para o município. Deixam de vender o porco e passam a industrializar, a ganhar valor adicionado. O produtor ganha quatro ou cinco vezes mais e gera empregos e é isso que importa para o município: pessoas que acreditam no seu trabalho”.

Mais informações à imprensa:

Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc