ESF RIO ADA – 18 de fevereiro DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO.

ESF RIO ADA – 18 de fevereiro DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO.  

 

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser aceito pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

O consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes é um problema que desperta preocupação no mundo todo, dessa forma a compreensão dos efeitos potenciais do consumo de álcool, sejam eles benéficos ou prejudiciais, é aspecto importante da prevenção dos danos associados ao uso dessa substância.

Há, atualmente, várias formas de se tratar o alcoolismo. O método mais simples, para casos mais leves, é a realização de consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar experiente (incluindo psiquiatra ou psicólogo) com o apoio da família, onde são discutidas as dificuldades de abandonar o vício e encorajados os esforços. Os principais tipos de tratamento disponíveis para dependência do álcool são: médico; psicológico; grupos de autoajuda e comunidades terapêuticas. Alguns pacientes se beneficiam mais de um determinado modelo de tratamento do que outros.

Concluindo, o álcool é responsável, além de diversas doenças, por grande parte dos atos de violência e dos acidentes dos mais variados, desde trânsito até de trabalho, pensando nisso, a Equipe de Saúde da ESF Rio Ada realizou no decorrer dessa semana, rodas de conversa com a população da área de atendimento da Equipe, com a enfermeira Josiane falando sobre o uso do álcool, suas consequências e formas de tratamento.