Festa Trentina contabiliza grande público apesar das chuvas

Per Amore Alle Tradizioni – sob esse tema foi lançada a Festa Trentina desse ano, que com sua extensa programação prometia ser uma das maiores já realizadas. Também para essa edição foi inaugurado, no Complexo de Eventos da Festa Trentina, um novo centro de eventos, denominado Prefeito Alfredo Berri, em homenagem ao primeiro prefeito eleito de Rio dos Cedros, falecido em dezembro de 2010.
A Festa iniciou na terça-feira a noite, dia 6 de setembro, com abertura oficial, cumprimento das autoridades e apresentações do Grupo Colibri, de Rio dos Cedros, e da Orquestra Werner Pabst, de Indaial. Nessa mesma noite a cidade foi brindada com show do cantor Sérgio Reis, lenda da música brasileira, conhecido internacionalmente por suas composições.

A Festa prosseguiu no dia 7, dia da independência do Brasil, celebrado tradicionalmente com desfile cívico que teve que ser cancelado por conta das chuvas. Nos dias seguintes a Festa teve que ser adiada, pois as constantes chuvas que há semanas atingiam o Vale do Itajaí provocarão enchente em toda a cidade, atingindo diversas famílias, provocando queda de barreiras na região serrana e deixando o centro da cidade completamente inundado.
Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, com programação reorganizada, a Festa Trentina prosseguiu, com diversas apresentações folclóricas, comida típica, churrasco, bailes, bom vinho e a já consagrada Feira Regional do Artesanato, Comércio, Indústria e Agronegócio.
No domingo, dia 18, foi realizado o desfile "Per amore alle tradizioni", onde diversos grupos folclóricos, entidades e mesmo empresas da cidade e região participarão, contanto um pouco a história e cultura da cidade.

Durante toda a Festa foi disponibilizado passeios de helicóptero, parque de diversões, comércio de feirantes. Também foi realizada a "tarde da melhor idade" com a participação de grupos de idosos de todo o Estado, bem como o já conhecido "passeio verde-amarelo", que é um percurso ciclístico elaborado para a população em homenagem à pátria brasileira. Já a "Santa Messa en Trentin" teve que ser adiada, pois não foi possível conciliar a nova data da Festa com o calendário da Igreja.
Apesar dos contratempos vividos nessa edição pode-se dizer que os objetivos foram novamente atingidos, pois o evento já é consagrado no calendário da cidade, e a participação popular foi grande, tanto de munícipes quanto de pessoas de outras cidades.

Fonte: www.circolotrentino.com.br