Cultura da Banana

A banana é a principal fruta consumida no mundo. Além de saborosa a banana serve como alimento básico para grande parte da população mundial. Ela é a preferida, não só por seu preço popular, mas principalmente, pelo seu alto valor energético.

O consumo per capita mundial é o maior entre todas as frutas e apresentou crescimento ao longo dos últimos anos.

O Brasil está entre os principais consumidores da fruta, e é o terceiro em produção no mundo. O consumo médio da nação brasileira é da ordem de 27,8 kg por habitante/ano. Os incentivos governamentais, visando o comércio externo de frutas, principalmente as de clima tropical, tem proporcionado a popularidade e o fácil acesso da população a espécies antes ausentes da maioria dos mercados do País.

Santa Catarina responde por 10% da produção nacional, sendo o quarto produtor, liderando juntamente com São Paulo o comércio brasileiro da fruta. As produções dos estados do Pará e da Bahia, respectivamente primeiro e segundo colocados no ranking nacional, abastecem o mercado regional e não competem no restante do mercado do País com as do sul e sudeste, notadamente pela qualidade e apresentação da fruta. Em 1999 , a produção estadual foi de 535.856 toneladas, a área colhida foi de 25.603 hectares e a produtividade média dos bananais, chegou a 20.930 kg/ha.

Em Rio Dos Cedros, a bananicultura apresentou significativo avanço nos últimos anos, principalmente no que se refere aos rendimentos nas lavouras e à qualidade da sua produção. Embora haja muito a avançar, já estão sendo obtidos ótimos resultados com as novas tecnologias de produção e de comercialização do produto, adotadas de países cuja especialidade é produzir para exportação, como a Colômbia, a Costa Rica e o Equador.

Os novos empreendimentos que surgiram no município, têm  alavancado a produtividade dos pomares e a qualidade da fruta, com o aprimoramento da tecnologia adotada nas várias operações na fase de produção.

Para tanto, colaboram também as inovações nos tratamentos pós-colheita em bananais de produtores  tradicionais.

A bananicultura,  se constitui numa das importantes atividades agrícolas do município. Contribui para a evolução econômica e social, entre outros aspectos, por congregar um número de pequenos produtores rurais e contribuir para a redução da evasão do homem do campo. São mais de 46 produtores primando pelo aumento da produção e da qualidade da fruta nos pouco mais de 180 hectares cultivados. Esta estrutura é que garante a dedicação que confere a Rio Dos Cedros efetiva participação na comercialização regional, interestadual e exportação das bananas.

 Para o município de Rio Dos Cedros, cresce a expectativa da utilização de técnicas de produção e pós-colheita no setor bananeiro e a satisfação de poder participar do crescimento econômico e social de sua população. 

Pedro Claudino Dos Santos Junior 
Engenheiro Agrônomo 
Prefeitura Municipal de RIO DOS CEDROS