Programas

Programas

Os programas desenvolvidos no nível municipal, advém de diretrizes federais, estaduais e ou são estabelecidos no município atendendo o perfil epidemiológico, as determinações das conferências municipais de saúde e as condições financeiras do município.

A Secretaria de Saúde atua com os seguintes programas:  

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA:

            Objetiva a execução das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças na atenção básica, criando um vinculo com a população de área determinada através da proximidade e conhecimento do perfil desta população. Tem a responsabilidade primordial de prestar uma assistência com visão integral de saúde, considerando o individuo e sua inserção no meio sócio-ambiental e cultural onde vive, facilitando a co-participação do cidadão na ação do cuidado individual e coletivo da saúde.

PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER:

            Objetiva o acompanhamento e a intervenção nas questões relacionadas a saúde da mulher, como o pré-natal, aleitamento materno, preventivo do câncer de mama e colo do útero, climatério e menopausa, mortalidade materna e ou   em idade fértil e planejamento familiar, entre outros.

PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:

            Objetiva o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os sete anos, vigilância nutricional, imunização, assistência ás infecções respiratórias, diarreicas e outras intercorrências.

PROGRAMA DE CONTROLE   DA HIPERTENSÃO E DIABETES:

            Ações que visam detectar, tratar e acompanhar a população hipertensa e diabética, bem como, sensibilização da população jovem e adulta sobre os fatores de risco, cuidados preventivos e de controle destas patologias.

PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE

            Visa diagnosticar, tratar e recuperar a saúde dos portadores da doença, bem como medidas para a proteção e prevenção contra a mesma. A tuberculose é doença antiga, ligada a associação de condições físicas e sócio-econômicas dos doentes, que responde bem ao tratamento quando realizado adequadamente.

PROGRAMA DE HANSENIASE

            Apesar de não ser doença comum no município, atualmente sem nenhum caso, a saúde está atenta, visto ser doença que se não tratada torna-se crônica, causando lesões ao doente e oferecendo o risco de contaminação, principalmente os familiares pelo contato prolongado.

 SAUDE DE FERRO- PROGRAMA NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DE FERRO

            Visa o controle da desnutrição por falta de ferro, desde a gestação até os 18 meses. É um programa agregado ao Pré-Natal e ao programa da saúde da criança, obrigatório em todo o território nacional. A deficiência de ferro na gestante e criança leva a sérias conseqüências, como baixo peso ao nascer e retardo no crescimento e desenvolvimento.

  PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE

            Visa ações de caráter preventivo da doença, centrados no controle do mosquito %u201C Aedes Aegypti%u201D transmissor do vírus da doença. Apesar de nunca ter havido um caso detectado no município a presença do mosquito existe e a circulação de doentes advindos de viagens de locais onde existe a doença, traz risco para a população. 

PROGRAMA DE SAÚDE DO IDOSO

            As ações visam o conhecimento da população acima de 60 anos a e a identificação da mesma, o acolhimento priorizado e humanizado nos serviços de saúde, a atuação integral a saúde, ações compartilhadas com a intersetorialidade, principalmente visando a saúde mental e qualidade de vida ao Idoso.