“Rio dos Cedros nella nostra mente”, livro de Renzo Grosselli e Andrey J. Taffner Fraga será lançado na Itália

No dia 11 de março será lançado, na Itália, o livro “Rio dos Cedros nella nostra mente: una comunità trentino-tirolese del Brasile tra storia, identità e mito” de autoria de Renzo Grosselli e Andrey J. Taffner Fraga. O livro, fruto de anos de pesquisas e de entrevistas realizadas em Rio dos Cedros entre 2020 e 2021, será publicado na Itália através do prestigioso “Museo Etnografico Trentino San Michele”.

A pesquisa que resultou na publicação do referido livro partiu principalmente de entrevistas com os próprios descendentes de imigrantes residentes na cidade. Os entrevistados foram selecionados para representarem as muitas facetas e segmentos de Rio dos Cedros, em especial dos descendentes trentino-tiroleses, mas não apenas. Foram ouvidos também os descendentes de alemães, poloneses e portugueses. Essas entrevistas, analisadas e sobrepostas, ao final, fornecem um quadro muito interessante em termos de identidade cultural da cidade, além de contarem a epopeia da imigração em Rio dos Cedros, das transformações da cidade, desde o seu princípio, como uma localidade tipicamente agrícola com bases culturais alpinas, até as transformações industriais na década de 50-60.

Para apresentar essa pesquisa e seus resultados, o livro divide-se em algumas partes: inicialmente, é apresentada uma visão geral sobre a pesquisa realizada, os métodos e conceitos a partir dos quais se construiu a pesquisa; em seguida, é apresentado um retrospecto histórico de Rio dos Cedros, permitindo situá-lo em seu contexto no Brasil e no Estado de Santa Catarina, observar as etapas de colonização e desenvolvimento; na sequência, a parte mais densa do livro, que são as entrevistas realizadas permeadas com análises e observações, permitindo extrair de cada entrevista os aspectos identitários, culturais e históricos que a obra se propõe a investigar. Por fim, é apresentado um ensaio conclusivo.

A realização da pesquisa teve o apoio da Prefeitura de Rio dos Cedros, da Câmara de Vereadores de Rio dos Cedros, da Diretoria de Cultura e Turismo da cidade e do Circolo Trentino di Rio dos Cedros. A publicação foi custeada pelo Museo Etnografico Trentino San Michele.

Renzo Grosselli, natural de Trento – Itália, é formado em sociologia pela Universidade de Trento e é doutor em história pela PUC-RS. Na década de 1980, iniciou pesquisas junto às comunidades trentinas no Brasil. Publicou, em 1986, a obra “Vincere o Morire”, posteriormente traduzida e publicada no Brasil sob o título “Vencer ou Morrer”, que se tornou obra clássica e fundamental para os estudos da imigração trentina em Santa Catarina. Nos anos seguintes, publicou os livros “Colonie imperiali nella terra del caffè” (traduzido para o português sob o título “Colônias imperiais na terra do café”), que tratou da imigração trentina no Espírito Santo, o livro “Dove cresce l’araucaria: dal Primiero al Novo Tyrol”, que estudou a imigração trentina no Estado do Paraná, e “Da schiavi bianchi a coloni un progetto per le fazendas”, que tratou da imigração trentina ao Estado de São Paulo. Esses trabalhos, dada a credibilidade conferida a eles, eram utilizados para comprovação de origem em processos para dupla cidadania italiana no Brasil, e foi também com base nessas pesquisas que o Congresso Nacional escolheu a data a ser celebrado o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. Grosseli publicou ainda diversos outros livros, na Itália e no exterior, tendo também exercido a função de jornalista junto ao periódico trentino “L´Adige”.

Andrey J Taffner Fraga é doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), advogado e professor universitário. É também pesquisador e escritor, com artigos históricos e jurídicos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente exerce o cargo de “Coordenador dos Círculos Trentinos dos Estados de Santa Catarina e Paraná” (conforme designação da associação Trentini nel Mondo, com sede em Trento). É também vice-presidente do Circolo Trentino di Rio dos Cedros. Em 2017, produziu o documentário “El parlar dela zent del Cedro”, premiado na Itália e transmitido em alguns países, inclusive em programação do canal “RAI Itália”. Prestou voluntariamente assistência jurídica aos descendentes de imigrantes trentinos que buscavam o reconhecimento da nacionalidade italiana. Foi palestrante e organizador de muitos eventos relacionados à nacionalidade italiana para descendentes e à imigração trentino-tirolesa. Autor do livro “Rio dos Cedros: o coração trentino do Brasil” (2020, edição bilíngue português/italiano) e coautor do livro “Família Tafner: história e trajetória, na Europa e no Brasil” (2017), além do agora lançado “Rio dos Cedros nella nostra mente: una comunità trentino-tirolesa del Brasile tra storia, identità e mito” (2023).