VACINA HPV – DISPONÍVEL TAMBÉM PARA MENINOS
VACINA HPV – DISPONÍVEL TAMBÉM PARA MENINOS Por que os meninos também precisam tomar a Vacina HPV?
Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de DST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Quem é o público-alvo da vacinação?
- Meninas de 9 a 13 anos que ainda não receberam a vacina da HPV.
As meninas de 14 anos que ainda não receberam a primeira ou segunda dose também poderão ser vacinadas.
- Meninos de 12 e 13 anos que ainda não receberam a vacina da HPV.
- Meninos e meninas de 12 a 13 anos receberão um reforço da Vacina Meningocócica C.
Como é administrada a vacina?
É por via intramuscular – injeção com apenas 0,5 ml de vacina em cada dose.
Quantas doses são necessárias?
Cada adolescente deve tomar duas doses para completar a proteção, sendo que a segunda deverá ser tomada seis meses depois da primeira dose.
Por que vacinar na adolescência?
Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.
Onde tomar a vacina?
Sala de vacina do Posto de Saúde Centro.
Horário : Segunda a Quinta das 7:30 as 11:00 e 13 as 15:00.
Sexta 7:30 as 11:00.
Trazer carteira de vacinas, identidade e cartão SUS.