EDUCAÇÃO EM SAÚDE – Unidade de Saúde Serrana
A equipe da Unidade de Saúde Serrana/Rio Rosina promove mensalmente o encontro do grupo “Unidos pela Saúde”, criado no ano de 2014. O público alvo a princípio eram os hipertensos e diabéticos. Como o interesse em participar do grupo foi aumentando, todos, sem exceção, estão convidados a participarem. A finalidade do grupo é a promoção, prevenção e vigilância em saúde. Os temas abordados são em conformidade com a realidade do período, necessidades da população e/ou agravos percebidos pelos profissionais de saúde.
O primeiro encontro do ano de 2015 ocorreu no dia 12 de fevereiro, às 14h, nas dependências do Salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Os assuntos abordados foram Dengue e a Febre de Chikungunya. O encontro foi conduzido pela Enfermeira Joana Araujo, com a colaboração da Auxiliar de Enfermagem Loresane e a Agente Comunitária de Saúde Maria Zenaide.
A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital, podendo manifestar manchas vermelhas na pele. Algumas pessoas podem evoluir para formas graves da doença, apresentando manifestações hemorrágicas. A Febre de Chikungunya é uma doença infecciosa febril, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. O início dos sintomas ocorre de dois a 10 dias após a picada do mosquito, podendo chegar a 12 dias – o chamado período de incubação. Os sintomas são febre de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. (FONTE: Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina)
Lembrando que a próxima reunião será no dia 12 de março.