Informativo da Secretaria Municipal de Educação

As obras nas novas Escolas de Rio dos Cedros. Progridem dentro dos prazos estipulados em suas respectivas licitações. A nova Escola de Ensino Médio vem beneficiar os Jovens que terão a possibilidade de ingressar em um novo formato de Ensino. Em 2009 o Ministério da Educação já planejava medidas que possibilitassem novos métodos de Ensino que fizesse correção de uma forma já superada. Que não permite aos jovens oriundos do Ensino Público concorrer em igualdade de condições com as Escolas Privadas. E nem prepará-los para o Mercado de Trabalho. Resultados do IDEB deste ano – Média Nacional ( 3,4) e dos testes Internacionais (PISA) onde o Brasil apesar de ser a 6ª Economia Mundial ocupa o 88º lugar.

"Conforme o responsável pela Nova Escola de Ensino Médio. As etapas vêm sido cumpridas regiamente. O clima tem propiciado condições para o cumprimento dos prazos contratuais estabelecidos."

Assim sendo a Administração Pública por intermédio dos Projetos enviados ao MEC e Com o Secretário Estadual de Educação da época. Após analise dos projetos e do Estudo de Demanda e enviado ao MEC e Secretária Estadual de Educação. O município de Rio dos Cedros foi contemplado com esta grande obra que vem dar ínicio a um novo momento para a Educação de Rio dos Cedros. Corrigindo demandas, por melhor qualidade no Ensino, dar melhores condições para os alunos ingressarem no mercado de trabalho. Com a oferta de Cursos técnicos que venham ofertar mão de obra especializada exigência das novas tecnologias. Desta forma se faz justiça à população de Rio dos Cedros tão carente de investimentos neste nível por parte do Governo Federal e Estadual, fruto de um pacto federativo injusto que conforme estudos da CNM dos impostos arrecadados somente 12% retornam ao município, sendo que o restante ficam com os outros entes. O projeto de Rio dos Cedros concorreu com 43 Municípios na época e destes somente nove foram contemplados. Também a Nova Escola Expedicionário Servino Mengarda vem fazer parte deste planejamento cuja meta final é elevar da Educação em todos os níveis. Apesar dos resultados apresentados pela Educação no Ensino Fundamental com o Índice de 6, 1 meta prevista pactuada para o MEC para 2021. Os gestores da Educação Municipal estão cientes que precisamos avançar mais e igualar aos índices dos países de maior desenvolvimento econômico, Cultural e Educacional fundamento para construção de uma sociedade mais justa. Com a conclusão desta obras conforme divulgado e obedecendo as metas do Plano Estratégico concebido em 2009. Criara as condições para a construção dos quatros centros de ensino. Unidades de Educação Infantil e a construção de um Centro de Educação Infantil para atendimento para faixa etária do 0 a 3 anos na região serrana. (Rio Rosina) e um núcleo na Escola Prof. Nelson Beyer. E as 3 Unidades Centrais, com vocações; didática e objetivos pedagógicos específicos para as faixas etárias e respeitando desenvolvimento e individualidade Biológica .

Compreendendo: Uma Unidade de Ensino fundamental para as Séries Iniciais. Uma Unidade para as Séries Finais e a nova Escola de Ensino Médio, conforme apresentado para toda a comunidade escolar e famílias nas diversas reuniões realizadas durante toda a gestão apresentado dados e as etapas que se encontravam os projetos de forma transparente como se exige nos atos públicos.

Também está pronto o projeto de reforma no valor de R$ 600.000,00 destes R$ 200.000,00 de recursos próprios e o restante conveniado com a Secretaria Estadual de Educação. Esta reforma da Escola Municipal Pref. João Floriani serve como 1ª etapa para a implantação do Ensino Integral.