Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil
No último dia 26 de agosto de 2010 a Secretaria de Saúde e bem Estar Social de Rio dos Cedros fez-se presente no I Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, realizado em Florianópolis. Esteve presente ao Evento a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Coordenadora do Programa de Apoio Sócio Familiar.
A realização do Seminário está vinculada a uma diretriz do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) juntamente com as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social em viabilizar eventos em todos os estados da federação, dando visibilidade ao tema – Erradicação do Trabalho Infantil.
É de fundamental importância salientar que de acordo com a Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e dom Adolescente e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) "É proibido à realização de qualquer tipo de trabalho aos menores de 14 anos de idade". Entre 14 e 16 anos os adolescentes podem trabalhar apenas na condição de aprendizes. Apartir dos 16 anos o adolescente assume a condição jurídica de um trabalhador comum, salvo algumas situações que podem prejudicar o seu desenvolvimento, quais sejam:
– o trabalho noturno; trabalho insalubre;
– o trabalho penoso; o trabalho perigoso;
– o trabalho prejudicial à moralidade;
– o trabalho realizado em locais e horários que prejudicam a freqüência escolar;
– os trabalhos prejudiciais ao desenvolvimento, físico, psicológico, moral e social.
Para maiores informações acesse o site: www.mte.gov.br