Grande sucesso na Domenica Culturale Trentina

 

No domingo, dia 29 de julho, realizou-se em Rio dos Cedros "La Prima Domenica Culturale Trentina", um evento de cunho cultural trentino organizado pela Coordenação dos Círculos Trentinos do Norte de Santa Catarina e Paraná. Tal equipe é coordenada por Giuliano Berti, de Nereu Ramos – Jaraguá do Sul. Fazem parte da coordenação os círculos de Rio dos Cedros, Nereu Ramos, Jaraguá do Sul, Joinville, Corupá, Guaramirim, São Bento do Sul, Curitiba e Londrina.

O objetivo do evento, além de proporcionar um domingo de pura cultura trentina para participantes, era também de realizar uma integração entre os círculos trentinos que fazem parte da coordenação.

Aproximadamente 300 pessoas compareceram no pavilhão de alimentação da Festa Trentina, onde o evento se realizou. Além dos participantes da coordenação, também esteve presente o Circolo Trentino di Rodeio, bem como a Sra. Iracema Moser Cani, a presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil.


O dia se iniciou com a Santa Missa, realizada pelo Pe. Francisco Sehnem, de Jaraguá do Sul, sendo toda a celebração feita em dialeto trentino. O Pe. Francisco Sehnem rezou a missa utilizando uma Casula Romana especialmente cedida pelo Museu de Usos e Costumes de Rodeio, a qual foi utilizada inclusive pelo muito conhecido Frei Bruno. Toda a celebração teve o acompanhamento musical do Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, de Rio dos Cedros, com um repertório sacro-italiano.

Ao término da missa, as autoridades presentes fizeram uso da palavra, enaltecendo o trabalho realizado pela coordenação dos círculos trentinos, bem como pelo Circolo Trentino anfitrião, o de Rio dos Cedros.

Logo após, todos os círculos presentes fizeram um pequeno desfile no local da festa portanto as respectivas bandeiras, ao som do Inno al Trentino (o hino do Trentino). Ao término do desfile, todos se postaram em frente ao palco principal e entoaram a eterna canção-hino da imigração italiana: Mèrica, Mèrica.


Dando sequência, foi servido o almoço, a base de pratos típicos da culinária trentino-riocedrense, sendo tudo especialmente preparado por cozinheiras da cidade, e com acompanhamento do reconhecido vinho da Vinícola San Michele, de Rodeio. Durante o almoço, alguns grupos iniciaram pequenos torneios de Mora, um dos mais tradicionais jogos dos imigrantes.

Logo após o almoço, iniciaram-se as apresentações culturais, com os corais dos círculos da coordenação: Coral Fratelli d´Italia (Guaramirim), Coral do Circolo Italiano di Jaraguá do Sul, Coral I Cantori di Nereu Ramos (Nereu Ramos – Jaraguá do Sul), Coral do Circolo Trentino di São Bento do Sul, Gruppo Folkloristico Compagni Trentini (Rio dos Cedros). No intervalo das apresentações, alguns participantes tomaram o microfone para contar histórias engraçadas – barzellette – tudo em dialeto trentino.

Ao final da tarde, os maestros dos diversos grupos se juntaram para entoar algumas canções típicas das antigas domingueiras, formando uma roda de baile a moda antiga.

Todo o encontro cumpriu sua função de integração e, principalmente, de difundir a cultura dos antepassados, despertando o interesse nas diversas gerações.

Fonte: http://circolotrentino.com.br/site/principal/noticias.php?noticia=122