Secretaria de Educação Coordenação Pedagógica realiza Avaliação do PRIMEIRO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
1- Introdução
A Secretaria Municipal de Educação de Rio dos Cedros adotou, de acordo com as possibilidades de organização de trabalho escolar para a ampliação do Ensino fundamental de 9 anos, o sistema dividido em quatro ciclos de alfabetização, distribuídos da seguinte forma de acordo com a Resolução nº 3/2005 CNE/CEB:
Ensino Fundamental de Nove Anos | Organização nos Sistemas | |
Resolução nº 3 CNE/CEB | ||
Anos Iniciais | 1º ano | 1º Ciclo |
2º ano | ||
3º ano | ||
4º ano | 2º Ciclo | |
5º ano | ||
Anos Finais | 6º ano | 3º Ciclo |
7º ano | ||
8º ano | 4º Ciclo | |
9º ano |
O objetivo da ampliação do ensino fundamental é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
Desta forma, faz-se necessário um maior acompanhamento aos alunos em cada ciclo de aprendizagem para que se observe as possibilidades da criança ingressar no ciclo seguinte mais bem preparada e segura. De outro modo, também poderão ser evitadas reprovações desnecessárias. A avaliação será baseada numa avaliação psicopedagógica, procurando observar várias áreas do conhecimento e, também no referencial curricular do município.
Conforme a Coordenadora Graciela L Travalha procuramos analisar neste estudo o primeiro ciclo de alfabetização (3º ano), observando os seguintes critérios: fase de alfabetização, por meio de leitura e escrita, capacidade de interpretação, construção de frases e pequenos textos, raciocínio matemático observando se houve assimilação das quatro operações básicas, criatividade e interesse.
Pelo fato de se basear em uma avaliação psicopedagógica, será possível identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e consequentemente fazer as intervenções individuais quando necessário.
Utilizando a seguinte Metodologia . Realizaremos uma avaliação coletiva em grupos de aproximadamente dez alunos, obedecendo aos critérios estabelecidos e mediante atenção especial, sanando dúvidas e direcionando cada questão da avaliação. Após avaliação serão observados os resultados e identificados os alunos com maiores dificuldades ou em defasagem.
Para estes alunos que apresentarem dificuldades será aplicada uma nova avaliação individual, iniciando pelo contato com a família da criança e com o professor, que são peças fundamentais na aprendizagem e desenvolvimento da criança, buscando parceria na intervenção à dificuldade da criança e realizando os encaminhamentos aos profissionais de saúde se necessário.
Essa avaliação servirá de subsídio para os professores no final do processo e na série seguinte, bem como para o próprio aluno que perceberá o que conseguiu atingir no terceiro ano e o que ainda está faltando.
Coordenação Pedagógica