As Armas Municipais, foram criadas pela Lei nº 161, de 27 de setembro de 1975.
As Armas de Rio dos Cedros, de autoria do heraldista blumenauense Edison Muller, têm o seguinte brasonamento: De sinople uma pala carrregada de duas faixas, ameadas de três peças e de duas faixas meias-peças de goles acompanhadas em chefe de uma arruela do mesmo, sobrecarregada de uma flor-de-lis, bordadura enxadrezada de duas fileiras de prata e de sinople. E coroa de mural, com quatro torres abertas.
A PALA, que se assemelha a uma fita colocada em posição perpendicular no centro do escudo, representa a bacia fluvial do município, onde se destaca o rio Cedros, a fluir na direção norte-sul, através de uma região fertilíssima de campos verdes.
AS DUAS FAIXAS AMEADAS, semelhantes aos muros dos castelos medievais, representam as barragens da CELESC do Pinhal e Rio Bonito que deram características peculiares ao município.
A FLOR-DE-LIS recorda a religião tradicional dos imigrantes trentinos que povoaram Rio dos Cedros, aludindo a um fato histórico particular: a construção das pequenas capelas dedicadas a Nossa Senhora e que pontilharam as linhas coloniais, em redor das quais surgiram sucessivamente as laboriosas comunidades, que forjam a grandeza do município. Lembra também o próprio orago de Rio dos Cedros, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, como a guiar e proteger todos os seus habitantes.
OS QUADRICULADOS que compõem a bordadura do escudo simbolizam as riquezas de Rio dos Cedros, que se encontram nas atividades agrícolas e de modo especial nas numerosas quadras de cultura do arroz, como também a origem dos principais povoados.
A COROA MURAL, que encima o brasão é o emblema privativo e consagrado, no Brasil, de sede municipal, Representa a própria cidade que se considera ainda a exemplo das cidades medievais, envolvida pelos seus muros protetores.
AS QUATRO TORRES se apresentam em perspectiva, isto é, vê-se uma no centro e meia de cada lado, estando encoberta a quarta torre.
Para finalizar e identificar AS ARMAS há uma fita sob o brasão, que contém o próprio nome do Município.