Brasão de Armas

     As Armas Municipais, foram criadas pela Lei nº 161, de 27 de setembro de 1975.

As Armas de Rio dos Cedros, de autoria do heraldista blumenauense Edison Muller, têm o seguinte brasonamento: De sinople uma pala carrregada de duas faixas, ameadas de três peças e de duas faixas meias-peças de goles acompanhadas em chefe de uma arruela do mesmo, sobrecarregada de uma flor-de-lis, bordadura enxadrezada de duas fileiras de prata e de sinople. E coroa de mural, com quatro torres abertas.

A PALA, que se assemelha a uma fita colocada em posição perpendicular no centro do escudo, representa a bacia fluvial do município, onde se destaca o rio Cedros, a fluir na direção norte-sul, através de uma região fertilíssima de campos verdes.

AS DUAS FAIXAS AMEADAS, semelhantes aos muros dos castelos medievais, representam as barragens da CELESC do Pinhal e Rio Bonito que deram características peculiares ao município.

A FLOR-DE-LIS recorda a religião tradicional dos imigrantes trentinos que povoaram Rio dos Cedros, aludindo a um fato histórico particular: a construção das pequenas capelas dedicadas a Nossa Senhora e que pontilharam as linhas coloniais, em redor das quais surgiram sucessivamente as laboriosas comunidades, que forjam a grandeza do município. Lembra também o próprio orago de Rio dos Cedros, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, como a guiar e proteger todos os seus habitantes.

OS QUADRICULADOS que compõem a bordadura do escudo simbolizam as riquezas de Rio dos Cedros, que se encontram nas atividades agrícolas   e de modo especial nas numerosas quadras de cultura do arroz, como também a origem dos principais povoados.

A COROA MURAL, que encima o brasão é o emblema privativo e consagrado, no Brasil, de sede municipal, Representa a própria cidade que se considera ainda a exemplo das cidades medievais, envolvida pelos seus muros protetores.

AS QUATRO TORRES se apresentam em perspectiva, isto é, vê-se uma no centro e meia de cada lado, estando encoberta a quarta torre.

Para finalizar e identificar AS ARMAS há uma fita sob o brasão, que contém o próprio nome do Município.