Geração de Energia e Barragens

A construção da Barragem de Rio Bonito foi iniciada em 1964 e durou aproximadamente 5 anos. Na construção dessa barragem trabalharam cerca de 150 a 200 operários. O máximo de água represada na Barragem de Rio Bonito é de 32 milhões m³ de água. A área inundada é de 3.120 Km². A Barragem de Rio Bonito possui uma comporta de fundo principal, duas comportas de fundo auxiliares e duas comportas basculantes. Essa barragem foi construída para acumular água para a geração de energia elétrica pela Usina Palmeiras.

A construção da Barragem Pinhal foi iniciada em 1952 e durou aproximadamente cinco anos também. Na construção dessa barragem trabalharam cerda de 200 operários. O máximo de água represada na Barragem do Pinhal é de 18 milhões de m³ de água. A área inundada é de 2.944 Km². A Barragem do Pinhal tem duas comportas de fundo principais, duas comportas de fundo auxiliares e duas comportas no vertedouro. Essa barragem foi construída para acumular água para geração de energia elétrica pela Usina Rio dos Cedros.


A construção da Usina Rio dos Cedros teve início no ano de 1945 e durou aproximadamente 4 anos. A Usina Rio dos Cedros possui duas turbinas instaladas, e a capacidade de geração de energia elétrica é de 8.3 megawatts hora. Uma parte da energia elétrica gerada na Usina Rio dos Cedros alimenta uma parte da serra (Rio dos Cedros), e a outra entra na subestação da Usina Palmeira e é jogada no sistema que é todo interligado.


A construção da Usina Palmeiras teve início no ano de 1959 e durou aproximadamente 4 anos também. A Usina Palmeiras possui três turbinas instaladas, e a capacidade de geração de energia elétrica é de 24 megawatts hora. Uma linha de transmissão alimenta a Companhia Volta Grande de Papel na cidade vizinha de Rio Negrinho, outra alimenta a Companhia Karsten em Blumenau e a terceira linha entra na subestação da cidade também vizinha de Timbó onde é jogada no sistema.


A construção das duas Barragens Rio Bonito e Pinhal, e as duas Usinas Rio dos Cedros e Palmeiras trouxeram muitos benefícios para a cidade de Rio dos Cedros, além dos empregos gerados diretamente nas usinas e nas barragens, houve um grande impulso para o turismo no município.
O processo de produção de energia é bem simples, a água que desce por gravidade através do contudo forçado entra na turbina fazendo a máquina girar a 1.200 rotações por minuto, que através do eixo faz girar o rotor do gerador de onde sai a energia elétrica.


O município de Rio dos Cedros foi escolhido para sediar essas barragens e usinas devido a grande quantidade de água existente no município. Os únicos acidentes de grandes proporções ocorreram na construção do conduto forçado da Usina Palmeiras onde um operário morreu soterrado por uma pedra e outro acidente foi na Barragem de Rio Bonito quando dois funcionários que estavam em uma canoa se aproximaram demais da entrada da comporta e foram sugados pela força da água, aonde um deles veio a falecer e o outro saiu ileso.O que podemos concluir com tudo isso é que a CELESC atua no município de Rio dos Cedros há muito tempo, prestando serviços de qualidade a toda a comunidade.

Agradecimentos a Família Purin e Paula Wackernagel pela doação das fotos.