CONHECIMENTO… ALÉM DA SALA DE AULA!

 

Alunos da E.M.Exp. Servino Mengarda visitam a Prefeitura de Rio dos Cedros

 

          Os alunos do 1º ano da professora Claudia, da Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda, elegeram o tema “Floresta – árvores e animais”, para ser desenvolvido no 2º bimestre. 

Uma das propostas de trabalho, neste projeto, foi levá-los até a Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, acompanhados pela professora Claudia e pelas assistente Graciela, para conhecer o local e participar de uma palestra com o engenheiro agrônomo Antonio Rodolfo Probst (EPAGRI).

          A palestra foi muito gratificante e despertou ainda mais a curiosidade das crianças sobre temas como, por exemplo, mata ciliar, a árvore que deu origem ao nome de nosso município, entre outros assuntos.

          A direção da escola, em especial a professora Claudia, agradecem o profissional da EPAGRI, destacando a importância da parceria de outros profissionais e dos pais em todo processo educativo.     

          No mesmo dia, após um delicioso lanche, visitariam o viveiro de mudas do Instituto Carmelita, onde viram como são produzidas as mudinhas das árvores e também tiveram a oportunidade de participar do processo, aplicando os conhecimentos adquiridos na palestra.

          Na sequência ganharam diferentes tipos de mudas de árvores para que, posteriormente e juntamente com a família, realizassem em suas casas o plantio, registrando esse momento através de palavras, desenhos ou fotos. Entende-se que dessa maneira a família estará integrada ao tema e ao acontecimento do dia, também participando como educadora nesse processo de conscientização.

          Nossos agradecimentos estendem-se também a dona Carmelita, fundadora do Instituto Carmelita, pela sua participação e doação das mudas de plantas, enriquecendo o dia de nossas crianças.

          Outros trabalhos serão desenvolvidos em sala, assimilando conteúdos e novos conhecimentos.

          Enfim, na perspectiva de educadores, concluímos que doses diárias de pequenos gestos em todo trabalho desenvolvido são grandiosos ao olhar de quem sabe ver.