A Secretaria Municipal de Saúde orienta:

A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral tem duração de 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.

Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

As medidas de controle consistem em:

• Melhoria da qualidade da água: manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente. Utilizar água tratada, filtrada ou fervida para consumo ou para preparação de alimentos;
  • Destino adequado de lixo e dejetos: Utilizar o sistema de coleta de lixo coletivo ou dar destino apropriado;
  • Controle de vetores: Contribuir para a diminuição dos vetores (baratas, ratos, moscas, etc);
  • Higiene pessoal e alimentar: Lavar as mãos antes de preparar alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro. Lavar os alimentos com água potável e não deixar expostos a vetores. Manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão.

IMPORTANTE: Em caso de suspeitas procurar o médico, somente ele pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Dúvidas ou informações:

Vigilância sanitária ou vigilância epidemiológica

FONTE: Ministério da Saúde