Rio dos Cedros passa a realizar Teste da Linguinha na UBS

 

O Teste da Linguinha é obrigatório pela Lei 13.002 de 20 de junho de 2014 em todos as maternidades e hospitais do Brasil. Entretanto, nem todas essas instituições se adequaram ainda à lei.

Para quem desconhece, o teste é rápido e indolor, e tem o objetivo de identificar se o bebê tem a língua presa. Caso seja detectada essa alteração, ele é encaminhado para um pequeno corte no frênulo (freio) lingual, evitando assim dificuldades na amamentação e no desenvolvimento da fala. Por isso, o ideal é que o exame seja realizado nos primeiros dias de vida do bebê.

É frequente as mamães se acharem culpadas quando o bebê não consegue mamar adequadamente. O que elas não sabem, é que muitas vezes o problema é que o bebê tem a língua presa e com isso não consegue fazer o movimento de sucção necessário para retirar o leite do peito da mãe. Porém, bebê com alteração de frênulo de língua não deixa de mamar, apenas apresenta dificuldade na amamentação. Por isso, a importância de realizar o teste.

Em função da ausência de maternidade no município de Rio dos Cedros, a avaliação está sendo realizada na Unidade de Saúde do Centro, pela a fonoaudióloga Vanessa Melere, que recentemente fez o Curso do Teste da Linguinha em Curitiba com a fonoaudióloga Roberta Martinelli, criadora do teste.

Para poder realizar o teste, o bebê tem que ter no máximo 15 dias de vida. O agendamento é realizado por telefone ou às terças feiras no período vespertino, com a própria fonoaudióloga.

                Se o seu filho tiver mais que 15 dias mas você desconfia que ele possa ter alteração do frênulo da língua, não deixe de procurar orientação.