Plano diretor de Rio dos Cedros está concluído

Elaborado em 2006, o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Rio dos Cedros conta agora com suas atualizações. O projeto de lei complementar que propõe as novas diretrizes para o planejamento urbano do município foi entregue pela AMMVI na manhã desta terça-feira, (17), ao secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Jandir Giovanella.

Para o secretário, as propostas apresentadas na lei devem orientar o desenvolvimento sustentável e o crescimento planificado para os próximos anos. "São normas que devem ser seguidas, pois servem para guiar as decisões e nortear o planejamento urbano do município, já que as leis federais que tratam do assunto ainda são recentes", afirma.

Segundo Giovanella, a atualização do plano diretor melhorou a regulação do sistema viário, propondo vias prolongadas e projetadas de acordo com as políticas de mobilidade urbana, com vistas à construção de um anel de contorno viário no município. Além disso, houve uma redução do tamanho dos lotes nas áreas das barragens, visando ao incentivo o turismo de lazer.

A arquiteta e urbanista responsável pela revisão do plano diretor no município, Juliana Guma, lembra que na construção das propostas de alteração para o plano diretor de Rio dos Cedros foi buscado, dentro dos limites técnicos e legais, tornar a cidade real mais próxima possível da cidade ideal. "Adequamos o presente sem perder de vista os ideais de futuro do município", vislumbra a arquiteta.

Conforme o secretário, a previsão é que o projeto de lei seja encaminhado para deliberação da Câmara de Vereadores em fevereiro do próximo ano, quando iniciam as atividades.

Documentos

Conforme acordado no convênio de cooperação firmado entre a AMMVI e a prefeitura de Rio dos Cedros, a entidade entregou ao município o projeto de lei complementar contendo mapas de macrozoneamento, zoneamento e sistema viário; tabelas de índices urbanísticos, nível de degradação, atividades sujeitas a estudo de viabilidade urbanística, áreas mínimas de estacionamentos e proposta de prolongamento e criação de vias urbanas.

Além disso, foi entregue uma cópia digital dos arquivos e a cópia da anotação de responsabilidade técnica da arquiteta designada para os trabalhos.

Agradecemos a divulgação,

Michele Prada
Relações Públicas (Conrerp RS/SC 2510)
Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí