Rio dos Cedros recebe por iniciativa do Banco do Brasil – “O programa , Arca das Letra"

O que é Arca das Letras?

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, o programa Arca das Letras promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. Atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

Os agentes de leitura realizam as atividades da biblioteca rural: empréstimo dos livros, incentivo à leitura e campanhas de ampliação dos acervos. Todo o trabalho é voluntário. Os agentes de leitura são moradores das comunidades atendidas e recebem a biblioteca em suas casas ou em um local de fácil acesso, indicado pelas famílias

As bibliotecas rurais Arca das Letras são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas. Treinadas pelo MDA, estas pessoas se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. Os agentes de leitura defendem o acesso ao livro e ao conhecimento em suas comunidades.

Com a nova biblioteca e a capacitação de mais 02 agentes de leitura, Rio do Cedros, especificamente na comunidade de Rio do Norte passa a ter voluntários realizando incentivo à leitura, empréstimo dos livros e iniciativas como atividades culturais ou campanhas de arrecadação de livros.

O curso de capacitação do agente de leitura é indispensável. O treinamento é realizado pela equipe técnica do MDA e inclui os processos de organização e conservação de uma biblioteca, a catalogação e o empréstimo dos livros. O curso é agendado pela coordenação do Arca.

Além de títulos especializados em educação no campo, agroecologia e demais temas agrícolas, a remessa contém cartilhas sobre drogas, títulos de autor e portugueses e também brasileiros, como  Manuel Bandeira, Jorge Amado, Vinícius de Morais, Carlos Drummond de Andrade, Maria Adelaide Amaral, Cecília Meirelles, Monteiro Lobato e Gilberto Freire. A doação contém também livros de pesquisa escolar, sobre saúde, meio ambiente e também exemplares sobre arte e cultura brasileiras. Foi enviado também um roteiro que orienta a organização da biblioteca.

Segundo o prefeito Fernando Tomaselli a iniciativa representa mais uma oportunidade de inclusão e acesso a cultura .Assim a Administração pública pretende nos próximos dias ampliar o programa , com a doação de mais livros , e a instalação de 03 computadores com multimídia e assim favorecer os processos de pesquisa para qualificação dos moradores e das crianças residentes nesta comunidade de Rio do Norte. Conforme o gerente do Banco do Brasil Sr Fabrício Olinger esta representa mais uma iniciativa do Banco do Brasil de criar oportunidades para as comunidades se desenvolverem tanto no aspecto econômico quanto no Social..

Doe livros

Para realizar sua doação e beneficiar diretamente as de famílias do campo, escreva para educacao@riodocedros.sc.gov.br e aguarde nosso contato.