Campanha Nacional de Vacinação do Idoso – veja os locais e os horários de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social já está se preparando para mais uma Vacinação do Idoso. A campanha será realizada no período de 23 de abril a 04 de maio e tem como objetivo imunizar homens e mulheres acima de 60 anos e mais contra o vírus da gripe.
A imunização neste período é importante devido ao fim do verão e chegada do inverno, quando o número de internações hospitalares causadas por doenças respiratórias aumenta.
A vacina estará disponibilizada gratuitamente neste período em todas as Unidades Básicas de Saúde, Programas Saúde da Família.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as pessoas com 60 anos ou mais devem tomar a vacina contra a gripe. Menos aquelas pessoas que tenham alergia à proteína do ovo, portadores de doenças neurológicas ativas e indivíduos portadores da Síndrome de Guillan Barré.

Caso de dúvidas procure a Unidade de Saúde mais perto de sua casa.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A VACINA DA GRIPE (INFLUENZA).

A gripe é uma infecção viral aguda do trato respiratório, causada pelo vírus influenza.

Sintomas – febre, dor de cabeça, dor muscular, fraqueza, corrimento nasal, tosse e dor de garganta. Os sintomas começam a aparecer após período de incubação, que pode ser de até quatro dias.

Como se adquire – O vírus é transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas expelidas pelo individuo infectado por tosse e espirro. O vírus também pode se alojar em alguns animais.Uma pessoa, infectado pode transmitir o vírus no período entre dois dias antes do inicio dos sintomas, até cinco dias após o mesmo.
Por que o idoso deve ser vacinado – Nos idosos ocorrem às formas mais graves de gripe e complicações como a pneumonia. Cerca de 90% das mortes causadas por gripe são em idosos. É importante ressaltar que a vacina não previne resfriados, que são causados por outros vírus.  "Pessoas que fazem parte do público alvo devem procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina, que visa reduzir as complicações decorrentes da gripe".
Por que vacinar todo o ano A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde desde 1999. A vacina é administrada em dose única e o idoso deve tomá-la todos os anos para garantir a imunização. A proteção da vacina inicia cerca de duas semanas após a sua aplicação e dura um ano. Além do mais, o vírus influenza sofre constantes mutações, o que cria necessidade da preparação de nova vacina para cada temporada. A vacina não provoca gripe.

Quem não pode tomar a vacina Pessoas que tenham alergia à proteína do ovo, portadores de doenças neurológicas ativas e indivíduos portadores da Síndrome de Guillan Barré.

Lembrem-se todas as pessoas com 60 anos e mais devem participar da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

Matéria elaborada pela Enf. Daniela Oberherr Seibel.

C A M P A N H A   D E   V A C I N A Ç Ã O

CONTRA GRIPE

IDADE:      ACIMA DE 60 ANOS – TRAZER CARTEIRA DE VACINAÇÃO

HORÁRIO                      LOCALIDADE                                   LOCAL